Zeca Dirceu articula com Itaipu criação de Casa de Apoio do Hospital do Câncer de Guarapuava

O coordenador do mandato do deputado Zeca Dirceu (PT), Rovanir Noll, e o presidente do Conselho Gestor do Câncer Center de Guarapuava, Odacir Antonelli, entregaram ao diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, o projeto para a construção da casa de apoio aos familiares de pacientes em tratamento no hospital.”Hoje, Guarapuava não tem uma casa de apoio que abrigue os pacientes que se deslocam dos municípios da região. Vai ser uma casa modelo: 100% SUS. Inicialmente vai atender 20 cidades e uma população de 500 mil moradores que hoje utilizam os serviços do Cancer Center”, disse Rovanir Noll.

Além de Noll e Antonelli, acompanharam a entrega do projeto, na sede da usina em Foz do Iguaçu, as vereadoras Cris Wainer (PT) e Professora Terezinha (PT) e a chefe de gabinete do deputado Dr. Antenor, Eliane Bueno. “O projeto contempla, além de uma casa de apoio, um espaço para que o paciente faça o tratamento e participe também de pesquisas clínicas que o Cancer Center desenvolve em parceria com os laboratórios e hospitais no diagnóstico e tratamento de câncer”, completou Rovanir Noll.

O deputado Zeca Dirceu conversou sobre o pleito e apoio da Itaipu Binacional ao projeto com o diretor-geral da usina, Enio Verri. “O diretor-geral da Itaipu recebeu o projeto e autorizou a análise da proposta. Uma equipe técnica da binacional vai entrar em contato com a equipe técnica do hospital  para adequar às exigências, as normas e os pré-requisitos da Itaipu para apoiar um projeto deste porte. O diretor Ênio deu aval para a elaboração e o trâmite do projeto da Itaipu”, adiantou Noll.

Estrutura
O Câncer Center de Guarapuava é um complexo especializado em oncologia que reúne o Hospital do Câncer, a Radioterapia, a Quimioterapia e o Instituto para a Pesquisa do Câncer. A segunda fase do complexo está em fase final de obras. O hospital terá seis pavimentos, com seis salas de cirurgia de alta complexidade. Vai contar ainda com uma área para procedimentos de radioterapia, com capacidade para atender 70 pessoas por dia.

O hospital tem 100 leitos, parque tecnológico, centro cirúrgico com robótica, salas híbridas, alas SUS, incluindo UTI com box e espaço para acompanhante, ala de Transplante de Medula Óssea, entre outros.

O Cancer Center já recebeu cerca de R$ 250 milhões de investimento coletivo oriundos de vários deputados estaduais e federais, do governo do Estado e da Câmara de Vereadores de Guarapuava. Deste montante, R$ 175 milhões são de emendas políticas. A busca por emendas impositivas teve ainda agenda intermediada por Zeca Dirceu no Ministério da Saúde.

Deixe um comentário