O Legislativo de Guarapuava votou e aprovou, na sessão dessa terça-feira (09), um Requerimento de autoria de todos os vereadores que solicita ao prefeito, Celso Góes, estudo de viabilidade para que o município acompanhe o piso salarial nacional dos profissionais da enfermagem, conforme a lei federal 14.434/2022, sancionada pelo presidente Bolsonaro.
Inicialmente, a proposição era de autoria dos vereadores João Carlos Gonçalves, Marcelinho e Gilson da Ambulância, mas, após discussões sobre a importância e urgência da matéria, ficou decidido que todos os parlamentares assinariam. O Líder do Governo, vereador Elcio Melhem, inclusive afirmou que conversaria diretamente com o Chefe do Executivo para tratar do assunto e pedir agilidade na decisão.
Diversos profissionais participaram da sessão para acompanhar o debate e reforçar o pedido da categoria. Conforme a lei, fica instituído o piso salarial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, para técnicos de enfermagem 75% desse valor e auxiliares de enfermagem e parteiras 50%.
De acordo com o presidente do Legislativo Municipal, vereador João Napoleão, esta é uma luta antiga da classe e o reconhecimento é mais do que merecido.
“O governo está fazendo justiça com a criação do piso e corrigindo uma falha, pois estes valorosos profissionais precisam ter os seus direitos garantidos. E nós enquanto Câmara damos a nossa contribuição ao trazer o debate para o plenário, acolher as reivindicações dos trabalhadores e acompanhar o processo junto à administração municipal”, destacou.