Vencedores do Prêmio Gestor Público Paraná serão conhecidos nesta sexta-feira na Assembleia
A premiação foi criada em 2013 para estimular o desenvolvimento local e às metodologias de planejamento, controle e execução de projetos municipais
Os vencedores do 12° Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) serão conhecidos nesta sexta-feira (11), a partir das 18 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná. A cerimônia ocorre no Plenário Deputado Waldemar Daros. A premiação foi criada em 2013 para estimular o desenvolvimento local e às metodologias de planejamento, controle e execução de projetos municipais. O evento é uma proposição do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com colaboração da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
O tema escolhido para a edição de 2024 é “Educação fiscal e cidadania: Saber é Poder, Agir é Transformar!”, com o objetivo de estabelecer uma nova consciência sobre o papel de cada indivíduo em relação à coletividade. As etapas de avaliação desta edição já foram concluídas. Das 186 iniciativas homologadas, inscritas por 62 municípios, 38 projetos foram selecionados representando 29 municípios espalhados pelo Estado.
Nesta edição, a organização busca iniciativas que levem os cidadãos a adquirir uma nova consciência e uma maior responsabilidade social, como contribuintes, usuários dos serviços públicos e fiscalizadores de sua oferta, custo e qualidade. A Assembleia Legislativa participa da organização e compõe a Comissão Julgadora na avaliação dos projetos vencedores.
No ano passado, as propostas de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e Rio Negro, na Região Sudeste do Estado, foram os grandes vencedores da premiação. O projeto de Rio Branco do Sul visava dar dignidade e cidadania à população de baixa renda e vulnerabilidade social, disponibilizando materiais de construção para reforma ou edificação de módulos habitacionais. Já a proposta de Rio Negro teve o objetivo de atender e capacitar a população para o mercado de trabalho, formando o caráter do cidadão com igualdade e dignidade.
De acordo com Laerzio Chiesorin Junior, coordenador-geral do PGP-PR, o prêmio é reconhecido pela qualidade de sua avaliação. “Ela leva a possibilidade das demais municipalidades conhecerem os projetos e também replicarem. O objetivo final do nosso prêmio é a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos paranaenses como um todo e nas várias áreas em que atua a administração pública”, explica.
A premiação é organizada Sindafep com a participação da Assembleia, do TCE-PR, e com patrocínio da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Deputados, prefeitos, secretários municipais e lideranças locais participam da cerimônia.