Substituição Tributária que impacta micro e pequenas empresas deveria ter sido extinta há oito anos

Em seu terceiro mandato, muitos foram os projetos apresentados pelo Deputado Estadual Requião Filho que, desde 2015, tentavam ajudar os micro e pequenos empresários, mas que se perderam pelo caminho porque foram arquivados na Assembleia Legislativa. Um deles foi o Projeto de Lei 112/2015, que pretendia acabar com a Substituição Tributária, como foi feito nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“A ST faz com que se aumente o preço final do produto e diminua a competitividade no mercado. Fizemos várias audiências públicas, visitamos entidades e diferentes lideranças políticas, na tentativa de aprovar esse projeto e ajudar na arrecadação tributária do Estado, gerar mais empregos e alcançar mais recursos para o financiamento de projetos do setor público.

Encaminhamos ofício ao Governo, solicitando a realização de estudos de viabilidade econômica, para isentar, total ou parcialmente, os pequenos e médios empresários, mas a proposta não avançou”, lembrou o deputado.

Requião Filho tem acompanhado de perto as demandas do setor produtivo no Paraná. Recentemente, soube que o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Fernando Moraes, tem resgatado o tema e levado novamente ao conhecimento e para o debate nas Câmaras Legislativas municipais do Estado.

“O Paraná está se tornando um estado caro, com muitos impostos e, com isso, vai perdendo a competitividade. Inclusive, no final e 2022 houve o aumento da alíquota modal do ICMS no estado de 18% para 19%”, afirmou o presidente recentemente na Câmara Municipal de Londrina. Moraes também já esteve defendendo essa ideia aos deputados, na Assembleia Legislativa, e chegou até a criar um grupo de trabalho para analisar o tema.

“Nossos micro e pequenos empresários, há muitos anos, vêm sofrendo as consequências do excesso de tributação. É uma bandeira que já estamos defendendo desde o início do mandato. Menos impostos geram mais empregos. E ficamos felizes que a Faciap esteja retomando e ampliando este debate. É de interesse de todos”, concluiu Requião Filho.

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Famílias de Guarapuava já podem se inscrever no programa Vida Digna II

Interessados têm até 13 de junho para se inscrever no programa que beneficiará 99 famílias com moradias populares

A Secretaria Municipal de Habitação abriu, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o programa habitacional Vida Digna II, que integra o programa federal Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. Ao todo, 99 famílias em situação de vulnerabilidade social serão contempladas com unidades habitacionais. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de junho.

A seleção será realizada em três etapas: cadastro, avaliação e hierarquização das famílias, conforme os critérios estabelecidos em decreto municipal. A iniciativa tem como objetivo garantir o direito à moradia digna e promover a inclusão social por meio do acesso à habitação.

As inscrições podem ser feitas online, pelo site da Prefeitura, ou presencialmente, na Prefeitura (das 8h às 11h) e na sede da Secretaria de Habitação (em horário comercial). Para os atendimentos presenciais, é necessário agendamento prévio.

Segundo o secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, o processo foi organizado para garantir eficiência e conforto no atendimento. “As famílias que realizarem o agendamento prévio estão sendo chamadas pelo nome, conforme o horário marcado. Quem não conseguir agendar, pode ser atendido por meio de senhas, mas o processo pode ser um pouco mais demorado”, explicou.

O atendimento presencial está sendo realizado durante o período da manhã, e na Secretaria de Habitação, localizada na Rua Pedro Alves, nº 104, durante todo o dia. A orientação é que, sempre que possível, os interessados optem pela inscrição online, evitando filas e agilizando o processo.

De acordo com o secretário, quem não conseguir realizar o agendamento prévio será atendido por meio de senhas. A média de atendimento diário para este grupo é de até 30 pessoas por dia, o que pode acarretar tempo de espera maior. Mesmo assim, o atendimento segue acontecendo tanto no Paço quanto na Secretaria de Habitação ao longo do dia.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
  • Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
  • Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
  • Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
  • Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
  • CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovantes de renda familiar;
  • Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril