Sociedade Civil Organizada realiza manifestação contra corrupção  

Uma manifestação contra a corrupção marcou a manhã desta quarta-feira, 28, em Guarapuava (PR). O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva não passou pelo município com a caravana Lula pelo Brasil, que percorreu diversas cidades da região sul no últimos dias, mas a Sociedade Civil Organizada; composta por várias entidades, como Sociedade Rural de Guarapuava, Sindicato Rural de Guarapuava, com o apoio da Assessoria Jurídica (Aliança Legal dos Escritórios Decker Advogados Associados e Trajano Neto e Paciornik Advogados), Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) e Sindicato das Indústrias de Madeira de Guarapuava, entre outras; organizou um ato contra a corrupção, lembrando que Lula é condenado em segunda instância por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Cinco mil pessoas, entre elas produtores rurais, empresários e trabalhadores de diversos setores se reuniram desde as 7h, no Parque de Exposição Lacerda Werneck. A partir das 9h, os manifestantes saíram em comboio, com pessoas a pé, a cavalo, de carro e também de tratores pelo centro da cidade. Todo o trajeto, com mais de 200 veículos, foi acompanhado pela Polícia Militar e guardas do Setran, garantido a ordem e o fluxo do trânsito. 
Ao final, os manifestantes se concentraram no Parque do Lago. Já demonstramos em outras ocasiões a força do produtor rural e hoje  estamos mostrando nossa força. Não vamos nos entregar. Nós queremos um país justo, com representantes políticos que dão exemplo. Temos que educar nossos filhos com honestidade, ética e mostrar que é isso que vale a pena, declarou durante a manifestação a advogada e secretária-geral da OAB, Andreia Mariotti, que também é produtora rural.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), Rudival Kasczuk enalteceu a união que a manifestação representou. Temos que nos unir sempre. Hoje foi um dia especial. Ver essa luta pela democracia e por políticos honestos. Só temos agradecer a participação de todos e aqueles que nos ajudaram a organizar esse ato em defesa da honestidade. Continuamos nossa luta.
O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho também comentou o evento. Foi uma passeata apartidária, ordeira, com famílias, crianças. Foi emocionante ver o tamanho dessa manifestação contra a corrupção. Nós estamos lutando por todos trabalhadores, seja produtor rural, empresarial, da indústria e braçal, pois estamos em uma hora decisiva para o Brasil. Essa eleição que se aproxima é um elo muito grande de divisão do que queremos para nosso país. O que queremos para nossos filhos e netos? Devemos pensar muito sobre o nosso destino. Fizemos uma manifestação pacífica em nome da moralidade e honestidade.