Revista da Assembleia vai mostrar o papel do Poder Legislativo
A Assembleia Legislativa do Paraná lançou o programa #pordentrodaAssembleia, uma nova forma de comunicação para despertar o interesse da população sobre o papel do Poder Legislativo. O programa prevê a distribuição gratuita de uma revista com passatempos e jogos, que mostram como funciona a Assembleia de forma didática e divertida.
Além das conhecidas cruzadinhas, as informações estão em caça palavras, código secreto, embaralhadas, siga as linhas, risque as letras, jogo dos erros entre outros passatempos que ajudam a ampliar os conhecimentos sobre a Assembleia Legislativa.
Nas 20 páginas da revista, estão jogos que ensinam como nasce uma lei, o papel dos deputados estaduais, as expressões usadas durante a votação de projetos, além dos programas desenvolvidos pela Assembleia, como a Escola do Legislativo, Parlamento Universitário e o aplicativo Agora é Lei no Paraná.
A Procuradoria da Mulher também é destaque na revista, com a divulgação de e-mail e telefone para receber denúncias de casos de violência contra a mulher.
A revista traz ainda curiosidades históricas sobre a construção do prédio da Assembleia, o primeiro presidente da Casa e a primeira deputada estadual eleita. Tudo de forma lúdica e atrativa, com ilustrações exclusivas feitas com base no prédio da Assembleia.
O objetivo é inovar na comunicação e incentivar as pessoas a conhecer o Legislativo para que participem mais ativamente nas decisões que impactam diretamente a vida dos paranaenses.
“Temos pesquisas que mostram ainda um grande desconhecimento da maioria da população sobre o papel do Legislativo. A revista é mais uma ferramenta de comunicação que estamos criando para que as pessoas conheçam mais sobre a Assembleia e que possam se divertir enquanto aprendem”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSD).
“É mais uma ação que estamos promovendo no intuito de ampliarmos a modernização e a transparência do Poder Legislativo. É de extrema importância nos aproximarmos cada vez mais dos paranaenses e o projeto Assembleia Itinerante, com suas ferramentas e ações, faz com que o cidadão tenha acesso aos trabalhos desenvolvidos pela Casa”, destacou o primeiro secretário, deputado Alexandre Curi (PSD).
A revista é baseada na publicação Coquetel, que existe desde 1948, quando foi lançada a primeira revista de palavras cruzadas no país.
O material educativo será entregue a todos que participam das visitas guiadas na Assembleia, nas interiorizações da Assembleia Itinerante, nos eventos, solenidades e audiências públicas realizadas na Casa.
Os jogos de memória e raciocínio são frequentemente utilizados por estudantes universitários e crianças em idade escolar, mas o público alvo do programa é mais amplo.
Os passatempos da revista podem ser resolvidos por pessoas de qualquer idade. Além de oferecer mais conhecimentos sobre o poder público para exercer a cidadania, os enigmas ajudam a deixar o pensamento mais rápido e lógico.