Requião Filho entrega arroz orgânico a deputado que espalhou fake news sobre o produto

O deputado Requião Filho (PT) entregou, nesta segunda-feira (26), na sessão da Assembleia Legislativa (Alep), um pacote de arroz orgânico produzido pela Cooperativa Terra Livre, vinculada ao Movimento Sem Terra (MST), ao deputado estadual Ricardo Arruda (PL), que na semana passada espalhou fake news sobre o produto.

“Subo hoje na tribuna com um pacote de arroz em mãos. Os produtores da Cooperativa Terra Livre me pediram para entregar ao deputado e depois ele diz se estava bom ou não. Sugiro feijão preto com muito bacon de acompanhamento”, disse Requião Filho. Ao final do discurso, ele foi até o parlamentar do PL e entregou o pacote de 1 quilo de Arroz Agulhinha Parboilizado Orgânico Terra Livre.

Entenda – Na última terça-feira (20), Arruda disse que o MST “mente” que o arroz produzido pelas cooperativas do Movimento é orgânico. “Não é nada orgânico. Tem mais agrotóxico do qualquer arroz produzido pelo agronegócio. Além de produzir numa escala mínima, que não alimenta ninguém, ainda usa agrotóxico e mente que é arroz orgânico”.

Ele foi imediatamente contestado por Requião Filho, que revelou reportagem do UOL Confere que desmente a fake news.

“Essa notícia é falsa e já foi desmentida. A UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), além de ter afirmado eficiência, qualidade e segurança reconhecidas pelo Inmetro, garantiu que as amostras de arroz analisadas não contém resíduos detectáveis de agrotóxicos”.

O pacote de 1 quilo do arroz orgânico produzido pela Cooperativa Terra Livre, entregue por Requião Filho, custa R$ 6,90 e pode ser comprado pela internet no link: https://terralivre.coop.br/produto/arroz-parbolizado-organico-pacote-de-1kg/

Deixe um comentário

Requião Filho promove ação para valorizar produção local de Páscoa

O deputado lançou uma ação nas redes sociais para divulgar e valorizar a produção de Páscoa no Paraná

O deputado estadual Requião Filho lançou uma ação nas redes sociais para divulgar e valorizar a produção de Páscoa no Paraná. A campanha teve como foco apoiar pequenos empreendedores que oferecem produtos de chocolates artesanais, mais acessíveis diante dos altos preços praticados nos supermercados.

A ação reuniu comerciantes de diversas regiões do Estado – como Curitiba, Ibaiti, Cambé e Sertanópolis -, que divulgaram seus produtos no perfil de Instagram do parlamentar. Entre os destaques, estão ovos de Páscoa tradicionais e recheados, embalagens personalizadas, bombons, barras e até produtos para colorir.

O deputado considera a Páscoa uma data importante para a valorização do comércio, incentivando o desenvolvimento da economia local. A ideia é manter a tradição de compras de chocolates, sem comprometer o orçamento das famílias.

“O Estado deve ser um aliado do pequeno empreendedor. Criar visibilidade para quem produz aqui no Paraná é uma forma concreta de fortalecer a economia local e os pequenos comerciantes. A divulgação desses chocolates também ajuda quem está buscando produtos de qualidade, mas com preços mais acessíveis aos de ovos tradicionais vendidos no mercado”, afirmou Requião Filho

Alta nos preços – Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) o preço do cacau teve uma alta de 189% no acumulado de 12 meses – chegando ao pico de 282%. Essa alta impactou diretamente no valor dos tradicionais ovos de Páscoa, gerando surpresa no consumidor.

Apesar disso, a expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) é de que a Páscoa de 2025 movimente cerca de R$ 258 milhões no estado, número impulsionado por compras de chocolates, presentes e produtos sazonais.

Ainda dá tempo – Quem ainda não fez as compras de Páscoa pode conferir as produções divulgadas pelo deputado. Os vídeos estão disponíveis em: www.instagram.com/requiaofilho.