Radar/ADI e Ibope/RPC dão vitória a Ratinho Jr no 1º turno

O futuro do Paraná pertence a Ratinho Junior? (Foto: Assessoria)

 

Por Jonas Laskouski (com informações do diário Correio do Povo do Paraná, G1 Paraná e ADI. Matéria publicada na edição impressa desta quinta-feira, 06 de setembro)

 

À boca pequena, após os resultados das pesquisas que reproduzimos aqui, os comentários são de que a eleição está ganha. Independente do que se ouve nas rodas de conversa, o fato é que o candidato do PSD, Ratinho Junior, disparou na corrida para o governo do Estado.

Encomendada pela Associação dos Jornais Diários do Interior Paraná (ADI-PR), a pesquisa Radar, divulgada nessa quarta-feira (05), mostra Ratinho Junior com 40,4%, Cida Borghetti (PP) com 15,5%, João Arruda (MDB), com 5,1% e Dr. Rosinha (PT), com 3,3% das intenções de votos dos 1.494 eleitores ouvidos, na faixa etária acima dos 16 anos de todo o Paraná.

Se confirmada os valores levantados pela Radar, o candidato Ratinho Junior seria eleito já no primeiro turno do pleito de outubro, com 58% dos votos.

 

A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,5%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95,5% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa foi contratada pela ADI e registrada no TRE pela Radar Inteligência – Eireli ME, com o número PR-01900/2018.

 

IBOPE

No começo da noite de terça-feira (04), o Extra Guarapuava já havia divulgado a pesquisa Ibope/RPC. Os números confirmam a pesquisa da Radar/ADI. Segundo o Ibope, Ratinho Junior (PSD) também aparece na frente com 42%, seguido pela Cida Borghetti (PP), com 13%, logo vem João Arruda (MDB), com 6% e Dr. Rosinha (PT) aparece com 4%.

Na sequência, Ogier Buchi (PSL), Professor Piva (PSOL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi (Rede) aparecem com 1% cada um. Geonísio Marinho (PRTB) não alcançou 1%. Os votos brancos/nulos somam 16% e os que não souberam responder, 14%.

O levantamento ouviu 1.204 eleitores de diversas faixas etárias em todo o Paraná.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa Ibope/RPC, foi registrada no TRE com o número 04985/2018 e no TSE com o número BR-01988/2018.

 

SENADO

A pesquisa Radar, encomendada pela ADI-PR (Associação dos Jornais Diários do Interior Paraná) divulgada nesta quarta-feira (05), apresentou também os números com as intenções de votos para o Senado. Veja o resultado da pesquisa, com a totalização do 1º e 2º voto para senador:

 

A pesquisa, registrada no TRE com o número PR-01900/2018, ouviu 1.494 eleitores, com 16 anos ou mais, de todas as regiões do estado entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro de 2018. A margem de erro é de 2.6 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95,5%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95,5% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.