Foi votado e aprovado em primeiro turno na sessão desta terça-feira (08), projeto de lei que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre o TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, em Guarapuava. O objetivo é promover conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces.
De autoria do vereador Rodrigo Crema, a lei, depois de aprovada e sancionada, deverá ser regulamentada e executada pelo Poder Executivo, que deverá realizar ações condizentes para o cumprimento da norma.
Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade, sendo o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados: ocorre em 3 a 5% das crianças.
“O primeiro passo, e mais decisivo, é o diagnóstico. Os sintomas podem ser erroneamente interpretados como maus comportamentos e esse erro pode impactar negativamente as relações escolares, familiares e sociais”, menciona o projeto.
Como os sinais do transtorno aparecem na infância, geralmente antes dos sete anos, o diagnóstico é clínico, feito por especialistas como neurologista, psicólogo, psiquiatra e pediatra, com investigação total no comportamento do paciente em diversos ambientes, como escola, casa e trabalho.