Programa Paraná Integral deve garantir mais qualidade à educação básica

De autoria do Poder Executivo e relatado pelo deputado Luiz Fernando Guerra (UNIÂO), o projeto de lei de número 416/2023, foi discutido hoje (20), durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa do Paraná, e tem como objetivo instituir o Programa Paraná Integral – PPI, vinculado à Secretaria de Estado da Educação.

O projeto pretende melhorar a oferta e a qualidade da educação básica por meio da implementação de políticas públicas voltadas à educação em tempo integral nas instituições de ensino da rede pública estadual.

Na justificativa do projeto, informa-se que a educação em tempo integral vem sendo implantada desde 2017 (com alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e que o Ministério da Educação exige Lei específica para a participação e permanência do Estado no seu Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral – EMTI.

Luiz Fernando Guerra, deputado relator do projeto na CCJ, defende a aprovação do PL e reforça a importância do assunto.

“A educação é um tema que precisa de atenção constante. E o ensino, se aplicado de forma integral, vai proporcionar uma formação ainda mais ampla e completa aos estudantes do Paraná, com desenvolvimento global e dando a oportunidade para que o aprendizado aconteça com diferentes atividades e estímulos.

O formato potencializa o desenvolvimento e as competências das crianças e adolescentes que poderão realizar os estudos de uma forma ainda mais proveitosa e eficiente, garantindo uma qualidade cada vez melhor para nossos alunos”, comentou Guerra.

Com relação ao impacto financeiro que a implantação do programa pode gerar, o conteúdo deixa claro que a despesa tem compatibilidade com a Lei Orçamentária Anual, o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça nesta tarde, o PL passa agora pelas demais comissões e a votação dos 54 deputados estaduais no plenário, o que deve acontecer nos próximos dias.

O Paraná já é reconhecido pelo melhor ensino público do Brasil. A rede estadual de ensino do Estado garantiu o topo do último ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 no ensino médio.

As escolas públicas do Estado alcançaram a nota 4,6, ultrapassando Goiás e Espírito Santo. O índice subiu 0,2 pontos em relação ao Ideb 2019, divulgado em 2020, quando o Paraná estava em 3º lugar, com 4,4. A média nacional das redes estaduais no ensino médio ficou em 3,9.

Deixe um comentário

Zeca Dirceu ganha força no PT do Paraná e amplia apoio em plenária em Guarapuava

A cidade foi palco de mais uma plenária do Partido dos Trabalhadores, que reforçou o apoio à candidatura do deputado à presidência da sigla estadual

No sábado (29), Guarapuava foi palco de mais uma plenária do Partido dos Trabalhadores que reforçou o apoio à candidatura do deputado federal Zeca Dirceu à presidência da sigla no Paraná.

O evento reuniu lideranças locais e regionais, incluindo o prefeito de Santa Maria Oeste, Oscar Delgado, os deputados estaduais Professor Lemos, Arilson Chiorato e Dr. Antenor, o deputado federal Elton Welter e as vereadoras de Guarapuava, Professora Terezinha e Cris Wainer. Também participaram candidatos do último pleito municipal, parlamentares e militantes, que debateram o futuro do partido e o Processo de Eleição Direta (PED).

Durante seu discurso, Zeca Dirceu enfatizou a importância da unidade partidária, da comunicação eficiente com a militância e do planejamento estratégico para as eleições futuras.

“Se o PT do Paraná repetir os mesmos erros, não houver uma grande mudança e renovação. E se o PT do Paraná tiver, no ano que vem, um resultado tão ruim quanto teve no ano passado, vocês sabem qual a possibilidade? O PT do Paraná vai ser responsável pela derrota nacional do Lula. Nós não vamos permitir que isso aconteça”, afirmou.

O deputado destacou sua trajetória dentro do PT e sua experiência como prefeito por dois mandatos, utilizando esse histórico para demonstrar seu compromisso com a transparência e a participação coletiva. “Se vocês me derem a oportunidade de presidir esse partido, vamos ter uma dinâmica permanente de prestação de contas e decisão política coletiva”, falou.

Renovação

Zeca Dirceu ressaltou a importância da formação política dentro do partido, destacando o trabalho realizado pelo deputado estadual Dr. Antenor nessa área. “Precisamos de um PT que tenha planejamento, estratégia e que invista na formação política verdadeira. E nisso, Antenor tem sido um grande exemplo. Ele sempre esteve à frente das formações, capacitando nossa militância”, disse.

Dr. Antenor, por sua vez, reforçou a necessidade de resgatar as raízes do PT e fortalecer a conexão com a população.

“Nós nos reinventamos quando olhamos para a nossa origem. Não há nada que se assemelhe à luta do Partido dos Trabalhadores no mundo. Somos o único partido que levou um operário à Presidência da República”, enalteceu Dr. Antenor.

“E essa responsabilidade precisa ser compartilhada. A coletividade tem que se impor para que possamos socializar o saber e construir um futuro melhor. Formação política se faz com afeto, com acolhimento, com proximidade”, completou.

Apoio de lideranças

O apoio à candidatura de Zeca ficou evidente nas manifestações de diversos participantes da plenária. A filiada XX elogiou a transparência do deputado e a importância da formação política dentro do partido. “Ele sempre foi transparente. Isso é algo positivo, e gosto dessa postura do Zeca. Ele luta não só pelos mais velhos, mas também pelos jovens, que ocuparão seus espaços no futuro”, ressaltou.

Já Edna Felizardo reafirmou seu apoio ao deputado federal, destacando sua atuação na região. “Zeca tem se dedicado e buscado recursos para o desenvolvimento do nosso município. Seguimos firmes com essa missão: Zeca presidente no Paraná e, em 2026, Lula presidente outra vez”, afirmou.

A vereadora Cris Wainer também declarou seu apoio à candidatura de Zeca Dirceu, ressaltando a necessidade de fortalecer a unidade partidária e o papel do PT na luta pelos trabalhadores. “Acredito que este pode ser um momento de união e fortalecimento. Precisamos ampliar e agregar mais pessoas ao nosso projeto”, disse.

Frente aos inúmeros apoios, Zeca Dirceu, reafirmou sua disposição de disputar a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores. “Com a força dessa militância e das mais de 2 mil lideranças que assinaram um manifesto pedindo minha candidatura, vamos transformar o PT do Paraná em um dos melhores do Brasil”, concluiu.