Pauliki entregou em junho R$ 1 milhão para 19 cidades

O deputado estadual Marcio Pauliki anunciou durante o mês de junho um total de R$ 1 milhão para 19 cidades do Estado. Os recursos foram conquistados pelo parlamentar junto ao Governo do Paraná. Os recursos serão destinados para a compra de veículos para prefeituras e para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

É preciso pensar na infraestrutura dos municípios. Muitos não dispõem de orçamento para renovar a frota, por isso esse recurso é importante, aponta Pauliki. O deputado também destaca a importância em poder contribuir com as Apaes dos municípios.

As Apaes prestam um serviço imensurável para a sociedade. É preciso estar ao lado de instituições, como são as Apaes, que são fundamentais na história da educação brasileira e paranaense. Muitas vezes, elas precisam de ajuda para continuar e fortalecer suas ações em prol da comunidade, afirma Pauliki. Além das vans que serão destinadas para as Apaes, Pauliki idealizou o programa Nota Paraná Solidária, que permite a doação de notas fiscais sem CPF para as entidades e instituições sem fins lucrativas. Neste projeto, perto de 300 Apaes do Estado já foram contempladas.

Em relação aos recursos entregues nesta semana, serão beneficiadas as cidades de Astorga, Campo Largo, Cândido de Abreu, Castro, Faxinal, General Carneiro, Jundiaí do Sul, Nova Esperança, Ortigueira, Paulo Frontin, Paranaguá, Pinhais, Pitanga, Pontal do Paraná, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu e Turvo.

A criação dos distritos industriais regionais

Presidente da Comissão da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, o deputado estadual Marcio Pauliki se reuniu com o secretário Estadual especial de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Moreira Filho, para debater e apresentar propostas técnicas para a criação dos distritos industriais regionais.

Esta pauta está inserida no programa do governo ‘Mapeamento e Revitalização dos Distritos Industriais’ do Paraná. Pauliki apresentou especificações técnicas regionais e levantamentos realizados nos últimos oito meses para fomentar o desenvolvimento dos distritos regionais.

Foi realizado um amplo estudo para fomentar o desenvolvimento regional por meio da criação de distritos industriais regionais. O projeto está, gradativamente, avançando para podermos ter um novo programa efetivo para a criação de emprego e geração de renda, ressalta Pauliki.

O deputado já apresentou propostas para a criação de um Distrito Industrial Regional dos Campos Gerais, outro na região do Centro Sul e um na região do Norte Pioneiro.

Pauliki afirma que o projeto será no modelo chamado 50-50. A cidade sede do distrito irá ficar com 50% do ICMS gerado e os outros 50% serão divididos nas outras cidades que fazem divisa com o município sede, informa Pauliki. Ainda não foi definido qual o município que irá sediar o projeto.

As áreas a serem escolhidas são, de preferência, próximo a complexos industriais, que possam atrair indústrias satélites. A principal intenção com esse projeto é o desenvolvimento regional. Não adianta desenvolver só uma cidade, explica. Pauliki também pretende desenvolver um projeto de desenvolvimento da mão de obra para que os próprios moradores da região beneficiada possam ser empregados. O objetivo é dividir parte dos impostos gerados em municípios do entorno daquele que sediará os investimentos, a fim de criar um desenvolvimento regional.

(Foto: Assessoria)