Municípios de Cantuquiriguaçu recebem visita de Artagão

Cumprindo agenda, nessa quarta-feira (02), na região da Cantuquiriguaçu, em Nova Laranjeiras, Artagão Junior fez a entrega oficial de um aparelho de ultrassom. Os recursos viabilizados junto ao Governo do Estado foram de R$ 180 mil. Recepcionado pelo prefeito José Lineu Gomes, pelo ex-prefeito Nelci da Rosa e demais servidores, o deputado recebeu a demanda por mais equipamentos hospitalares.

Em Rio Bonito do Iguaçu, juntamente com o prefeito Gaúcho e secretários, discutiram projetos em andamento, em especial de pavimentação asfáltica e regularização fundiária.

O parlamentar também visitou Porto Barreiro, onde se reuniu com o secretário administrativo José Crotti, o secretário de Viação e Obras Claudir Crotti, a vereadora Solange Crotti e demais lideranças. Demandas gerais estiveram em pauta, como a quadra coberta do Colégio Gabriela Mistral, veículos e pavimentação asfáltica.

Em Virmond, em reunião com prefeito Neimar Granoski, o presidente da Câmara Elizeu Komineck, demais servidores e lideranças, discutiram geração de emprego, pavimentação, construção do lago central e a sala de cortes para apoio aos caprinocultores.

Artagão Júnior também esteve nesta quarta em Cantagalo e Marquinho.

Em Cantagalo se reuniu com os ex-prefeitos João Konjunski, Everson Konjunski e Pedro Borelli.

Já em Marquinho, esteve com o empresário Enio Staine, a enfermeira Maria, o atual vice-prefeito Meinaldo Padilha, e demais líderes políticos. Ainda em Marquinho, o deputado esteve com o vereador de Laranjal Jaime Schoma.

Em todos os municípios percorridos o parlamentar se inteirou das demandas locais, discutiu o atual cenário político e econômico, colocando-se à disposição para intermédio junto ao Governo do Estado.

Deixe um comentário

Dr. Antenor comemora emenda de Gleisi Hoffmann e chegada de dois novos veículos para Patrulha Maria da Penha

Levantamento mostra que Guarapuava figura entre as cidades mais perigosas do Paraná para mulheres

Guarapuava figura entre as cidades mais perigosas do Paraná para mulheres. É o que revela um levantamento da consultoria socioambiental Tewá, que avaliou 319 municípios brasileiros — 22 deles no Paraná — com base em cinco indicadores de desigualdade de gênero. A cidade ocupa a 70ª posição no ranking nacional e o terceiro pior lugar entre os municípios paranaenses com mais de 100 mil habitantes. Os dados revelam uma dura realidade: altas taxas de feminicídio, desigualdade salarial, baixa presença feminina na política e precariedade no acesso a oportunidades.

Diante desse cenário, a cidade acaba de receber um importante reforço nos serviços de proteção à mulher: dois veículos e equipamentos de tecnologia para fortalecer a Patrulha Maria da Penha e o trabalho das forças de segurança. A conquista só foi possível graças a uma emenda parlamentar da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, à época deputada federal, atendendo a um pedido do deputado estadual Dr. Antenor e da Bancada do PT.

“Esses veículos, esses equipamentos, são muito mais do que instrumentos de trabalho: são ferramentas para salvar vidas. E isso só foi possível graças à sensibilidade e ao compromisso da nossa companheira ministra Gleisi Hoffmann”, afirmou Dr. Antenor.

Equipamentos entregues

Um dos kits foi destinado à Delegacia da Mulher e é composto por uma camioneta 4×4, um notebook e uma gaveta de disco rígido. O outro, entregue à Polícia Militar, também conta com uma camioneta 4×4, dois notebooks e três gavetas de disco rígido — equipamentos essenciais para o trabalho de inteligência e resposta imediata às ocorrências de violência doméstica.

“A nossa ministra, companheira Gleisi Hoffmann, garantiu esses recursos para estruturar o serviço de proteção às mulheres. Isso é fundamental para dar uma resposta rápida à violência doméstica, que infelizmente ainda é uma realidade cotidiana em nossa cidade e em todo o país”, destacou o deputado.

Desigualdade de gênero no Paraná é estrutural

A cidade de Guarapuava, assim como outras do estado, enfrenta grandes desafios para garantir a igualdade de gênero. No mesmo estudo, Ponta Grossa aparece como a 10ª pior cidade do Brasil para mulheres, enquanto Paranaguá lidera negativamente o ranking nacional. A ausência de políticas públicas eficientes e a histórica negligência nas áreas de segurança e proteção contribuem para esse cenário.

Para Dr. Antenor, os investimentos são um passo necessário, mas ainda há muito a ser feito. “Estamos falando da vida de mães, filhas, companheiras. E cada passo que damos para protegê-las é um avanço civilizatório. O povo de Guarapuava e da nossa região tem muito a agradecer à ministra Gleisi, mulher, companheira e liderança que entende a urgência dessa causa. É um momento de gratidão e de renovação do nosso compromisso com a vida das mulheres”, disse.

A iniciativa fortalece a atuação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e busca ampliar a rede de enfrentamento à violência, que ainda enfrenta entraves estruturais e orçamentários. Com os novos equipamentos, a expectativa é de maior agilidade no atendimento às vítimas e na fiscalização de medidas protetivas.

“A luta das mulheres por respeito, dignidade e segurança não pode ser adiada. E o que estamos fazendo aqui é dizendo, em alto e bom som: essa luta é de todos e todas nós”, concluiu Dr. Antenor.