Mounir Chaowiche, candidato à Câmara Federal, fala ao Extra

O Paraná sofreu discriminação nos últimos anos em Brasília no repasse de recursos federais e como deputado federal queremos mudar isso (Foto: João Muniz)

 

Por João Muniz

 

O Extra Guarapuava abre espaço para Mounir Chaowiche, que na última semana visitou a Redação do jornal. Administrador de empresas, Mounir Chaowiche tem em seu currículo excelentes resultados como presidente da Companhia de Habitação de Curitiba, presidente da COHAPAR (Companhia de Habitação do Paraná) e, mais recentemente, como presidente da Sanepar. Candidato a deputado federal, ele falou com exclusividade sobre os novos desafios. A entrevista foi publicada na edição impressa do Extra nesta terça-feira (28).

 

 

Jornal Extra Guarapuava – Como está sendo essa nova caminhada pelo interior do Paraná e os novos desafios?

Mounir Chaowiche – Eu vejo como um momento de reencontrar amigos que fizemos ao longo desta caminhada de trabalho. Ora entregando casas populares e, em outros momentos, fiscalizando obras de implantação de redes de água tratada, como também de saneamento básico. Me sinto feliz com os resultados alcançados na Caixa Econômica Federal, depois na COHAPAR, onde chegamos a marca de mais de 30 mil famílias que conquistaram sua casa própria, num programa que foi considerado o maior programa habitacional da história no Paraná e do país. Espero, com todo o conhecimento e experiência como gestor público ter a confiança dos paranaenses para representá-los em  Brasília. Entendo que o destino da nação é decidido no Congresso Nacional, onde certamente espero desenvolver projetos e programas como esse de habitação, para que, independente do gestor, eles não sejam interrompidos, fazendo com que todas as famílias tenham uma moradia digna e bom saneamento básico. Vamos atuar nas reformas da previdência, segurança e infraestrutura que este país precisa.

 

(Foto: Reprodução/Facebook)

 

 JEG – O Paraná bateu recorde nacional na construção de moradias. Somente para Guarapuava são mais de 500 novas casas populares. Como foi viver essa experiência?

Mounir Chaowiche – Foi uma forma de gestão diferente com o governador Beto Richa, onde ele sempre nos colocou como uma prioridade de governo. Os resultados estão a olhos vistos, onde tiramos mais de dez mil famílias nas regiões ribeirinhas, tanto em áreas urbanas, como no interior das cidades. As ações em Curitiba, por exemplo, foram em função de famílias que eram oriundas do interior do Estado. A nossa meta foi fixar as pessoas nas suas cidades de origem e no campo, com moradias dignas e uma melhor qualidade de vida. Fizemos isso nos 399 municípios do Paraná.

 

Em comunidades do interior, nos deparamos com pessoas morando em barraquinhos de madeira, muitas vezes sem nenhuma condição, onde mudamos essa realidade com o programa de habitação rural. Ao todo beneficiamos mais de 13 mil pequenos agricultores

 

JEG – A cidade de Guarapuava conquistou os melhores índices em saneamento básico. Como foi gerenciar esses programas e obras na Sanepar?

Mounir Chaowiche – Nós temos em Guarapuava, um exemplo de gestão que se preocupa com as famílias menos favorecidas. Até há alguns anos, os políticos não gostavam deste tipo de obras porque ficavam enterradas e a população não as viam, não davam votos. Junto com o governador Beto Richa, começamos uma revolução em saneamento no Estado, por entender que isso é qualidade de vida, é saúde para a população. No passado, os terrenos eram de 500m², atualmente são no máximo 250m², não tendo mais espaço para construção de fossas sépticas. A cada um R$ 1 investido em saneamento são economizados R$ 4 em saúde. Isso aconteceu, num primeiro momento, no fortalecimento da Sanepar e em um planejamento de obras na capital e cidades do interior. Em Guarapuava, ainda acontecem obras no Mirante da Serra e nos bairros Feroz 2, Boqueirão, Aeroporto e Concórdia. Foram milhões investidos em obras aqui na cidade em duas frentes: no reforço de abastecimento de água, e na construção de novos reservatórios e trocas de redes. No segundo momento foi de saneamento, onde Guarapuava possui hoje os melhores índices. No Brasil, a média é 42%, já em Guarapuava são mais de 80% das residências que possuem de esgotos, além também das centenas de empregos gerados com as obras.

 

JEG – Guarapuava e o território da Cantuquiriguaçu estão desassistidos na representatividade de um deputado federal. Qual sua opinião sobre isso?

Mounir Chaowiche – Acredito que será o nosso diferencial. Eu, como presidente de companhia, percorri todo o Estado e posso dizer que conheço a realidade de cada região. Construímos um histórico de trabalho em todos os municípios, como em Guarapuava e em todas as cidades da Cantuquiriguaçu. Me considero um filho da região. Como deputado, certamente podemos contribuir com um desenvolvimento sustentável. Nós não podemos pensar no município de forma isolada e sim, discutir com os prefeitos quais são as obras, investimentos e atratividades para fazer com que as cidades e regiões se desenvolvam num processo mais rápido. Precisamos trabalhar a infraestrutura como também buscar formas e meios para acabar com o deslocamento de pessoas para a capital do Estado, na busca de tratamentos médicos, por exemplo, e que acabam sendo vítimas de acidentes rodoviários.

 

(Foto: Reprodução/Facebook)

 

JEG – O que dizer para a população num momento de profundo descrédito com a classe política?

Mounir Chaowiche – Quero dizer aos amigos e à comunidade que, justamente pela descrença na política, me apresento como resgate e renovação da esperança. Convido as pessoas para que conheçam a história do Mounir, como executivo e servidor público. A escolha precisa ser de alguém que fez por este Estado e pela população. E o mais importante, em ações que sempre foram de muita honestidade e muita lealdade ao povo paranaense. Convoco a todos, para que votem em outubro. A democracia e o país precisam disso.