“Não importa se você vai colher, importa o que você vai deixar. Cultive, construa e plante ações que não sejam apenas para você, mas que possam servir para todos e para o futuro”.
É com essa filosofia, de um ditado popular árabe, que o Vereador João Napoleão se despede do mais alto posto do Poder Legislativo Municipal neste fim de ano de 2022. Após dez anos na Presidência, ele passará o bastão ao Vereador Pedro Moraes, eleito com seu apoio no dia 22 de novembro para comandar a Casa de Leis no biênio 2023-2024.
Em um discurso emocionado durante a sessão de quinta-feira, 15 de dezembro, o Presidente relembrou a sua trajetória na administração e afirma que tem o sentimento de dever cumprido.
Ele menciona que quando assumiu a Presidência era um momento difícil e foi feito todo um trabalho procurando resgatar a identidade da Câmara de Vereadores, “que é uma das mais antigas do Paraná e merece ser respeitada. Fizemos inúmeras transformações”.
“Aqui me dediquei ao longo de uma década. Dei o meu melhor e procurei servir a minha cidade, estando sempre pronto a ajudar quem quer que fosse. Vereadores, servidores, cidadãos”, afirmou.
Além da grande reestruturação interna e organizacional que João Napoleão comandou, sob sua Presidência foram realizadas diversas e importantes audiências públicas na Câmara que deram início a grandes investimentos e estes, hoje, transformam para muito melhor a realidade de Guarapuava.
Para citar alguns exemplos, temos a instalação da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Hospital Regional, o curso de Medicina gratuito na universidade pública e, o que para João Napoleão é o maior legado da Casa de Leis através da legislatura da época, o Hospital do Câncer.
Um grande e moderno complexo de saúde eficientemente coordenado pelo empresário senhor Odacir Antonelli, o Câncer Center começou a atender nesta semana com a radioterapia, uma conquista de fundamental importância para Guarapuava e toda a região. Abriga, também, o IPEC – Instituto para Pesquisa do Câncer, que tem como missão desenvolver pesquisa básica e aplicada voltada ao diagnóstico, prognóstico e tratamento do câncer e doenças de base genética, e promover a formação de Recursos Humanos especializados em medicina de precisão, contribuindo para tornar Guarapuava um centro de inovação e excelência.
“Tem sido uma grande luta, uma grande soma de esforços e recursos públicos de todas as esferas, municipal, estadual e federal. Mas ver a nossa população sendo assistida com excelentes condições e tratamentos realmente faz todo o trabalho valer a pena. E pensar que todo o debate começou na nossa Câmara Municipal, isso muito nos honra”, destacou.
É com essa mentalidade de mais do que legislar e fiscalizar, o Poder Legislativo pode se aproximar do seu público, abrir as suas portas e sediar discussões profícuas, que João Carlos Gonçalves encerra uma década a frente da Presidência, deixando certamente um grande trabalho realizado, contribuições a importantes avanços para Guarapuava e grandes frutos para o futuro.
O tom é de despedida, mas apenas da Presidência. Ele garante que segue firme no trabalho de representatividade pública e inclusive de administração da Casa de Leis, da qual ele passará a ser o 1º Vice-Presidente da Mesa Executiva a partir de janeiro de 2023.