Governo do Paraná divulga falso ranking da geração de emprego, aponta deputado

Em resposta a um pedido de informações encaminhado pelo Deputado Requião Filho (MDB), o Governo do Paraná reconheceu esta semana que divulgou números inconsistentes referentes a geração de empregos formais, durante a pandemia. Porém, o Estado nega que tenha havido “equívoco”, apenas um “ajuste no método de consolidação de dados”.

Os números “furados” haviam sido disponibilizados pelo Governo Federal, mas atualizados logo em seguida. No entanto, as propagandas do Paraná seguiram divulgando dados superestimados. Em 2020, ao invés de 44.758 novos empregos gerados, o saldo real foi de apenas 29.167 pessoas que passaram a ter a carteira assinada. O cálculo foi baseado na diferença entre 1.223.711 admissões e 1.194.544 desligamentos registrados no período.

Em 2021 não foi diferente. O saldo de empregos divulgado, referente ao período entre janeiro e novembro de 2021, foi de mais de 200 mil novos empregos, quando na verdade chegou a pouco mais de 196 mil, sendo 1.457.138 admissões e 1.260.995 desligamentos. Somando os dois anos de pandemia, o saldo de empregos no Paraná ficou em 225.310 empregos, e não 244.853 como haviam divulgado. A diferença entre ambos foi de 19.543 vagas, ou 7,98% do valor original, sendo 15.591 (ou 79,8% da diferença) em 2020, e 3.952 em 2021.

Para Requião Filho, divulgar as estatísticas corretas é dever do Estado.

“Eles não podem se valer de números imprecisos para fazer propaganda e comemorar um crescimento superestimado, quando a população está vendo, no seu dia-a-dia, uma realidade tão diferente. Não é coerente, não é leal com quem está na fila do emprego há tanto tempo, enquanto outros fazem parecer que está tudo bem”.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).