Mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas no dia 2 de outubro para eleger deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente. Em eventual segundo turno para os dois últimos cargos, a data está marcada para o dia 30 de outubro.
No estado do Paraná, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou 1.578 candidaturas, sendo 67% de homens e 33% de mulheres. A maior quantidade de postulantes está concentrada na faixa etária entre 45 e 49 anos. Falando de nível de escolaridade, os que possuem superior completo são 59,44%. Sobre a ocupação, a categoria outros aparece em primeiro lugar no ranking, com 15,46%, seguido dos empresários, com 15,15% e advogados, com 7,98%.
Levantamento feito pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) aponta que os profissionais que se declararam das áreas de Engenharia e Agronomia somam 27. Na pesquisa feita pela autarquia, não houve profissionais que se declararam da área de Geociências, porém, é importante lembrar que esses profissionais podem estar dentro da categoria “Outros”. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), no entanto, não forneceu tais informações para nossa equipe de comunicação.
Dos 27 postulantes, 23 são Engenheiros e 4 são Agrônomos. A maioria deseja ocupar cadeiras na Assembleia Legislativa do Paraná, enquanto apenas seis desejam fazer do Congresso Nacional sua nova casa. Um deles é candidato a vice-governador do Paraná.
Confira a lista na tabela abaixo:
|
|
GUILHERME MAZER MAIS
COLETIVO – PONTA GROSSA – PR |
NÃO DIVULGÁVEL | AGRÔNOMO |
*A tabela acima foi feita pela equipe de comunicação do Crea-PR, com base na relação completa de candidaturas deferidas no estado do Paraná, fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com informações de ocupação declaradas pelos próprios candidatos.