Dr. Antenor, a esperança petista para Guarapuava em 2024

Novamente, Antenor Gomes de Lima, 0 Dr. Antenor, está na disputa pela prefeitura. Novamente aparece como favorito para levar a eleição em Guarapuava, uma das poucas cidades (reduto da direita) em que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem, realmente, a chance de vencer o pleito municipal. Ou seja, a esperança petista para Guarapuava está nas mãos do Dr. Antenor (ou do eleitor).

Esta é a quarta vez (antes 2012, 2016 e 2020) que o médico e educador político lança seu nome à prefeitura. Desta vez, garante ele, com mais experiência, vinda da Assembleia Legislativa, onde foi eleito deputado pela primeira vez, e das formações populares, as chamadas “formações de base”, como ele mesmo fala.

“Na verdade vejo minha experiência como uma sequência. Tenho o entendimento do amadurecimento, mas nunca deixei de fazer formação política. Nunca me desvinculei da base que me deu origem. Sempre apostei na coletividade”, exaltou Dr. Antenor, que conta com o apoio total e irrestrito do presidente Lula.

Na avaliação dele, a diferença de 2024 para as disputas anteriores, sobretudo na comparação com 2018, está justamente aí, na parceria com o Governo Federal, o que, segundo o petista, permite uma composição de frentes mais amplas nos municípios, principalmente para Guarapuava. Por exemplo, recentemente, a cidade foi beneficiada por investimentos federais da ordem de R$ 40 milhões para a área de mobilidade urbana.

No entanto, Dr. Antenor entende que Guarapuava precisa de muito mais; que é preciso, mais do que nunca, elencar bandeiras populares, como moradia, economia solidária, saúde e educação. Em conversa com nossa reportagem, o candidato destacou algumas das suas principais preocupações com relação à cidade e que devem ser impostas nos primeiro 100 dias de seu governo, caso seja eleito.

Na Saúde, sua área de atuação, o candidato apresenta, segundo ele, um plano forte para transformar a saúde pública do município nos primeiros 100 dias de seu governo (como dito anteriormente). Isso inclui a ampliação do atendimento, a modernização da infraestrutura e a humanização do cuidado à população, com o objetivo de elevar os padrões de eficiência e qualidade.

“Vamos transformar Guarapuava em referência nacional em saúde pública em apenas 100 dias. O que estamos propondo não são apenas promessas, mas, ações concretas e realistas que atendem às reais necessidades de toda nossa gente”, afirmou Dr. Antenor.

Entre as principais medidas, o médico-candidato anunciou a criação do PAI 24h (Pronto Atendimento Infantil), que garantirá atendimento pediátrico dia e noite. Outro destaque do seu Plano de Governo é a criação da Casa da Mãe Gestante Guarapuavana, um centro de referência para pré-natal e parto humanizado.

Para fortalecer o atendimento nas comunidades, seu plano prevê a reorganização dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a ampliação do número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além da contratação de mais médicos para atuarem no ramo domiciliar, aquela visita de casa em casa.

Outras áreas

PROGRID – Programa de Industrialização e Desenvolvimento de Guarapuava foi anunciado como uma das principais estratégias para transformar a cidade em um polo industrial. O programa promete unir forças entre a prefeitura, o Governo Federal e o setor privado para atrair grandes investimentos.

Cidade industrial AgroTech – Outra proposta é a criação da Cidade Industrial AgroTech, que será destinada à pesquisa e desenvolvimento de produtos voltados para o agronegócio e para atrair investimentos, financiar startups e realizar feiras de negócios que envolvam toda a cadeia produtiva do setor. A proposta também inclui a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) para facilitar a comercialização de produtos agrícolas no mercado externo.

Educação – Entre as propostas principais para a Educação estão a ampliação da rede municipal integral, a contratação de novos profissionais para reforçar o atendimento nas creches e escolas, e a garantia de merenda 100% orgânica, comprada diretamente da agricultura familiar local.

Guarapuava Sem Fome – Com o programa Guarapuava Sem Fome, sua proposta foca em enfrentar a crise alimentar que afeta mais de mil famílias guarapuavanas, que vivem em áreas de vulnerabilidade social.

Pix Social, Restaurante Popular – Há quatro anos, Guarapuava contava com oito áreas e 588 domicílios classificados como favelas. Já em 2023, esse número subiu para 13 áreas e 1.002 domicílios (PEHIS/Cohapar).

Em resposta a essa realidade, as principais propostas apresentadas por ele são a criação de um Pix Social, que funcionará como uma renda básica voltada para famílias carentes e a implementação de um Restaurante Popular. Esse espaço, segundo seu programa, servirá refeições a preços acessíveis, garantindo alimentação de qualidade para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

O jornal Extra reforça, mais uma vez, que o espaço está, e sempre esteve, aberto a todos os candidatos a Prefeitura de Guarapuava. Se não publicamos nada dos demais, é porque nada de material nos foi enviado até o momento.

Deixe um comentário