Deputadas destacam os 93 anos do voto feminino e reforçam desafios na política

Luciana Rafagnin e Ana Júlia, parlamentares do PT, celebram a conquista histórica, mas alertam para a baixa representatividade das mulheres nos espaços de decisão

Os 93 anos da conquista do voto feminino no Brasil foram celebrados na segunda-feira (24) pelas deputadas Luciana Rafagnin (PT) e Ana Júlia (PT) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Líder e vice-líder do Bloco PT-PDT, as parlamentares destacaram que a data representa um marco para a democracia, mas alertaram para os desafios ainda enfrentados pelas mulheres na política.

“Hoje celebramos uma conquista fundamental para a nossa história democrática. No entanto, quase um século depois, as mulheres ainda enfrentam barreiras para ocupar espaços de poder”, afirmou Luciana Rafagnin. Ela ressaltou que, nas eleições de 2024, houve uma redução de 27 mil candidaturas femininas para os legislativos municipais, apesar de as mulheres representarem 51,8% da população e 52,5% do eleitorado. No Congresso Nacional, elas ocupam apenas 18% das cadeiras, com 91 parlamentares entre os 594 eleitos.

A deputada enfatizou que a sub-representação feminina impacta diretamente a formulação de políticas públicas essenciais, como o combate à violência doméstica, a licença-maternidade e a igualdade salarial. “O direito ao voto abriu portas, mas garantir a presença efetiva das mulheres nos espaços de decisão ainda é um grande desafio”, completou.

Ana Júlia também reforçou a importância da data e a necessidade de avançar na luta por mais participação feminina na política. “A conquista do voto feminino foi resultado da resistência de muitas que vieram antes de nós. Hoje, seguimos na luta para ampliar direitos, ocupar espaços e construir uma sociedade mais justa e igualitária. A presença das mulheres na política não é um favor, é um direito”, afirmou.

Por fim, Luciana defendeu o fortalecimento de políticas públicas e mecanismos de fiscalização para garantir que as mulheres não apenas disputem eleições, mas tenham reais condições de serem eleitas e exercerem seus mandatos com segurança e autonomia. “A criminalização da violência política de gênero e a ampliação da fiscalização sobre o cumprimento das cotas de candidatura são passos fundamentais para mudarmos esse cenário”, concluiu.

Deixe um comentário

Dr. Antenor entrega ambulância para a Saúde de Guarapuava

Deputado fez questão de se colocar à disposição da atual administração para futuras demandas do município

A saúde pública de Guarapuava ganhou um reforço com a entrega de uma nova ambulância, resultado da articulação política do deputado estadual Dr. Antenor, junto à então deputada federal e atual Ministra da SRI (Secretaria de Relações Institucionais) Gleisi Hoffmann.

Nessa quinta-feira (03), o parlamentar esteve na Secretaria Municipal de Saúde para oficializar a entrega do veículo e debater novas estratégias para fortalecer o sistema de atendimento à população.

Mais do que uma visita protocolar, Dr. Antenor fez questão de se colocar à disposição da administração municipal para a busca de soluções concretas para os desafios enfrentados pela saúde no município.

“Obviamente que quando houver necessidade farei críticas, mas estou aqui me colocando à disposição para contribuir e unir forças pela população de Guarapuava, para fazer o que for necessário tanto na Assembleia Legislativa quanto na articulação de recursos federais com os deputados federais ou diretamente com o governo”, afirmou o parlamentar.

O deputado estadual esteve na secretaria acompanhado das duas vereadoras do PT de Guarapuava.

A vereadora Cris Wainer destacou a importância desse suporte do Governo Federal e alertou sobre o prazo para assinatura do termo de convênio do Centro de Regulação do SAMU, que deve ser concluído até o dia 15 de abril.

“O Governo Federal continua beneficiando a população de Guarapuava. Além da ambulância entregue, há outra em vias de recebimento que também será incorporada ao sistema de saúde do município”, reforçou.

Já a vereadora Professora Terezinha lembrou que Guarapuava ainda pode requerer até cinco novos médicos pelo programa Mais Médicos e pelo PAC Saúde, o que poderia fortalecer ainda mais a rede de atendimento.

“O Governo Lula tem investido na saúde e na segurança pública do município, garantindo melhores condições de atendimento para quem mais precisa”, destacou.

Novas demandas para fortalecer o atendimento em saúde

Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Márcio Brunsfeld, enfatizou que toda ajuda é bem-vinda para melhorar a estrutura da saúde em Guarapuava e garantir um atendimento mais eficiente à população. Aproveitando a ocasião, Brunsfeld solicitou a intermediação de Dr. Antenor para a aquisição de um novo aparelho de ultrassom para o Centro de Saúde da Mulher.

Segundo o secretário, o equipamento atual está defasado, e a falta de um ultrassom moderno compromete a realização de exames fundamentais para a saúde da mulher, além de impactar diretamente na prevenção da mortalidade materno-infantil e do parto prematuro.

Dr. Antenor reconheceu a urgência da demanda e garantiu que buscará soluções junto ao Governo do Estado e ao Governo Lula.

“Investir na saúde é garantir dignidade para a população. Sei da importância desse equipamento e de tantas outras necessidades do município, e minha atuação será para trazer esses recursos”, concluiu.