Deputada Luciana Rafagnin denuncia ao Ministério Público irregularidades na contratação PSS

“Recebi diversos relatos praticados tanto pela SEED quanto pela empresa contratada para o concurso", disse a parlamentar

A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) enviou ao Ministério Público do Paraná denúncia de irregularidades no Processo de Seleção Simplificado (PSS) da Secretaria de Estado da Educação (SEED) para contratação temporária de professor e professor pedagogo na rede pública de ensino estadual.

“Recebi diversos relatos praticados tanto pela SEED quanto pela empresa contratada para o concurso, o Instituto Consuplan. São denúncias que chegaram desde o início do processo seletivo, e que estão acontecendo até agora no momento da distribuição das aulas. Não há a devida transparência e muitos candidatos estão sendo prejudicados”, diz Luciana.

Em novembro do ano passado, a deputada já havia encaminhado requerimento à SEED pedindo apuração sobre irregularidades no edital 73/2024. Nada foi feito e os mesmos problemas se repetiram em janeiro deste ano. Os professores voltaram a constatar irregularidade no momento de entrega dos documentos para contratação. Vários candidatos que se inscreveram para a Educação Básica Regular foram classificados e convocados para ocuparem vagas destinadas à Educação Especial para Surdos, enquanto professores especialistas nesta área não foram convocados.

Os professores também têm enfrentado dificuldades de contato com a SEED, que fez o recebimento dos documentos no dia 10 de janeiro. Eles relatam que as regiões de atuação indicadas no momento da inscrição não foram processadas corretamente pelo Instituto Consulplan.

Luciana afirma que vai acompanhar o trabalho do MP para assegurar o direito à educação das pessoas com deficiência. E quer que a procuradoria averigue as situações de irregularidades do concurso denunciadas pelos candidatos.

Deixe um comentário

Dr. Antenor entrega ambulância para a Saúde de Guarapuava

Deputado fez questão de se colocar à disposição da atual administração para futuras demandas do município

A saúde pública de Guarapuava ganhou um reforço com a entrega de uma nova ambulância, resultado da articulação política do deputado estadual Dr. Antenor, junto à então deputada federal e atual Ministra da SRI (Secretaria de Relações Institucionais) Gleisi Hoffmann.

Nessa quinta-feira (03), o parlamentar esteve na Secretaria Municipal de Saúde para oficializar a entrega do veículo e debater novas estratégias para fortalecer o sistema de atendimento à população.

Mais do que uma visita protocolar, Dr. Antenor fez questão de se colocar à disposição da administração municipal para a busca de soluções concretas para os desafios enfrentados pela saúde no município.

“Obviamente que quando houver necessidade farei críticas, mas estou aqui me colocando à disposição para contribuir e unir forças pela população de Guarapuava, para fazer o que for necessário tanto na Assembleia Legislativa quanto na articulação de recursos federais com os deputados federais ou diretamente com o governo”, afirmou o parlamentar.

O deputado estadual esteve na secretaria acompanhado das duas vereadoras do PT de Guarapuava.

A vereadora Cris Wainer destacou a importância desse suporte do Governo Federal e alertou sobre o prazo para assinatura do termo de convênio do Centro de Regulação do SAMU, que deve ser concluído até o dia 15 de abril.

“O Governo Federal continua beneficiando a população de Guarapuava. Além da ambulância entregue, há outra em vias de recebimento que também será incorporada ao sistema de saúde do município”, reforçou.

Já a vereadora Professora Terezinha lembrou que Guarapuava ainda pode requerer até cinco novos médicos pelo programa Mais Médicos e pelo PAC Saúde, o que poderia fortalecer ainda mais a rede de atendimento.

“O Governo Lula tem investido na saúde e na segurança pública do município, garantindo melhores condições de atendimento para quem mais precisa”, destacou.

Novas demandas para fortalecer o atendimento em saúde

Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Márcio Brunsfeld, enfatizou que toda ajuda é bem-vinda para melhorar a estrutura da saúde em Guarapuava e garantir um atendimento mais eficiente à população. Aproveitando a ocasião, Brunsfeld solicitou a intermediação de Dr. Antenor para a aquisição de um novo aparelho de ultrassom para o Centro de Saúde da Mulher.

Segundo o secretário, o equipamento atual está defasado, e a falta de um ultrassom moderno compromete a realização de exames fundamentais para a saúde da mulher, além de impactar diretamente na prevenção da mortalidade materno-infantil e do parto prematuro.

Dr. Antenor reconheceu a urgência da demanda e garantiu que buscará soluções junto ao Governo do Estado e ao Governo Lula.

“Investir na saúde é garantir dignidade para a população. Sei da importância desse equipamento e de tantas outras necessidades do município, e minha atuação será para trazer esses recursos”, concluiu.