POLÍTICA
No último final de semana de quarentena motivado pela chegada do Corona/vírus, o entretenimento dos guarapuavanos teve as opções de “ ler jornais (o Extra em especial), ver TVs e a Globo dando um show de informações; se alimentar fora de hora e, dormir mais tarde”. 0 leitor MINO nos deu a sua opinião pelo ZAP a respeito de futuros candidatos a prefeito de Guarapuava e vereadores, chegando a dizer que poderemos, diante dos fatos no Brasil/Mundo do COVID 19, não termos eleições em 2020. Tem lógica, ainda mais se pensarmos numa reforma política no Brasil em caráter de urgência. Somos favoráveis a eleições gerais no País, de vereador a Presidente e com um mandato de 5 anos. O leitor o que pensa?
APROXIMAÇÃO
Há quem comente nos bastidores, e até fazem apostas, numa aproximação política/partidária robusta, vigorosa e imbatível da família Carli e Silvestri este ano, objetivando não correrem o risco de perder o mando político na Terra dos Ramos, dos Limas, dos Costas etc…. Já pensaram na possibilidade de uma dobradinha entre Fernando Ribas Carli e alguém indicado pelo prefeito César Filho?
Se isso tornar verdade, em contrapartida, a OPOSIÇÃO precisará reforçar o plantel de cabo a rabo, jogando pesadíssimo, com coligações que recaiam em VITOR HUGO BURKO e ANTENOR (opinião do colunista) juntos; Celso Góes do CIDADANIA, sabem, ele será uma força “independente” pelo jeito, mas se o mesmo não for o indicado a vice do Carli ou de Itacir, por vontade natural do prefeito. Temos a fortaleza e a credibilidade da família Matos Leão que poderá sair e bem com candidato surpresa para tomar o almejado e sonhado PAÇO. Sempre afirmamos: a política é uma eterna dinâmica e tudo pode acontecer da noite para o dia.
CORONA
Esse maldito vírus que “parou” o mundo, chegou em Guarapuava também e causou preocupação total. Esperamos que essa fase passe rapidamente e venha a normalidade. Tomemos cuidados. O prefeito César Filho juntamente com a Secretaria de Saúde sob o comando de Celso Góes orientam a população que se recolheu nos lares, e nós, já idosos, estamos cumprindo a rigor as determinações vindas também do Ministério da Saúde. Aliás, quem assistiu o programa do Ratinho no final de semana no SBT, com o ilustre entrevistado Jair Bolsonaro, demonstrando este, estar atento a tudo com relação ao COVID 19.
LAMENTÁVEL
Com tristeza que registro na Coluna JR, a atitude de muitos guarapuavanos, até de alguns conhecidos meus, a respeito do corona/vírus que tem matado muita gente no mundo. Fazem piadas dia/a/dia e gozações até nas redes sociais. Esse povo (minoria evidente) não tem coração, nem alma, isso revoltou-me ontem. É a cultura de gente de terceiro mundo, de guarapuavanos traumatizados e recalcados por este ou aquele motivo. A coisa é séria amigos. Vamos cuidar da saúde de nossos familiares em especial.
ENERGISA
O Jornal Extra está cumprimentando o funcionário da Energisa, IVO LARSSON Jr, que presta trabalhos nessa renomada Empresa há anos, desenvolvendo com dignidade e presteza em diversos setores, os seus vastos conhecimentos, atualmente mais radicado na área técnica. O jovem senhor é pessoa de conduta ilibada, de idoneidade comprovada, com um detalhe: quando chamado a atender o público, o faz com boa vontade, o que é peculiar da família Larsson de Guarapuava. Parabéns palmeirense, você é o nosso destaque laboral da semana.
E LULA
Aonde está o nosso estimado ex-presidente Luis Inácio, o LULA DA SILVA, neste momento em que o povo está recolhido em suas casas, como se fosse ali uma prisão domiciliar? Quanto dinheiro que seria direcionado para a saúde dos brasileiros, foi desviado (comentam) por ELE, alguns POLITICOS e outros ex-presidentes. A falta da espécie ($$$) está sendo “sentida e lamentada” nesta hora amarga com o advento do vírus. O petista deve estar escondidinho cuidando de sua saúde – mas infelizmente solto (livre) por via de Lei. Quem sabe, se estivesse no xilindró curitibano (PF) o seu habitat, poderia ser mais confortável nessas alturas dos acontecimentos.
CRITICA
Estou fazendo em nome da população, a quem de direito, responsável pela UBS Bonsucesso. Já observaram que as cercas de arame em volta daquele complexo estão caindo, mal cuidadas? Não deveria ser normal isso. Ao contrário, naquela casa de saúde, o atendimento dos funcionários (desde médicos até os de serviços gerais e estagiários) é merecedor de elogios. Se as vezes falta remédios, a crítica vai endereçada ao Secretário de Saúde do Município. E a vida continua.