Campanha de Baitala tenta censurar pesquisa às vésperas das eleições

campanha do candidato Denilson Baitala, entrou com dois pedidos de liminares para impugnação das pesquisas, ou seja, para que essas pesquisas não sejam divulgadas faltando apenas 2 dias para o pleito eleitoral.

Em Guarapuava, duas pesquisas eleitorais estão registradas no TSE (veja abaixo). Uma da Process Desenvolvimento e Pesquisa e outra da Paraná Pesquisa, cuja divulgação está prevista para esta sexta e sábado, respectivamente.

É importante ressaltar que a única pesquisa eleitoral divulgada até o momento, em Guarapuava, foi feita pela Arbeit Pesquisas, empresa ligada ao deputado Artagão Júnior, principal apoiador da campanha de Baitala.

O próprio coordenador geral da campanha de Baitala, Vitor Hugo Burko, utilizou uma pesquisa, em 2020, mostrando que estava liderando a corrida eleitoral, com 41,1% das intenções de votos válidos, porém, o resultado das eleições – Celso Góes 33,01%, Antenor (PT), com 30,04% e Vitor Hugo Burko: 24,66% – levantaram suspeitas sobre a imparcialidade da pesquisa.

Direito do Cidadão

As pesquisas são usadas pelos eleitores para entender e analisar o cenário político.

Além de contribuírem com a transparência durante o processo eleitoral, elas também podem informar o eleitor sobre possíveis resultados.

Deixe um comentário