A campanha do candidato Denilson Baitala, entrou com dois pedidos de liminares para impugnação das pesquisas, ou seja, para que essas pesquisas não sejam divulgadas faltando apenas 2 dias para o pleito eleitoral.
Em Guarapuava, duas pesquisas eleitorais estão registradas no TSE (veja abaixo). Uma da Process Desenvolvimento e Pesquisa e outra da Paraná Pesquisa, cuja divulgação está prevista para esta sexta e sábado, respectivamente.
É importante ressaltar que a única pesquisa eleitoral divulgada até o momento, em Guarapuava, foi feita pela Arbeit Pesquisas, empresa ligada ao deputado Artagão Júnior, principal apoiador da campanha de Baitala.
O próprio coordenador geral da campanha de Baitala, Vitor Hugo Burko, utilizou uma pesquisa, em 2020, mostrando que estava liderando a corrida eleitoral, com 41,1% das intenções de votos válidos, porém, o resultado das eleições – Celso Góes 33,01%, Antenor (PT), com 30,04% e Vitor Hugo Burko: 24,66% – levantaram suspeitas sobre a imparcialidade da pesquisa.
Direito do Cidadão
As pesquisas são usadas pelos eleitores para entender e analisar o cenário político.
Além de contribuírem com a transparência durante o processo eleitoral, elas também podem informar o eleitor sobre possíveis resultados.