Câmara Federal debate a participação da mulher no futebol
A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados realizou, na última terça-feira (10), um seminário para discutir o futebol feminino. ‘A mulher no Futebol’, proposto por Aliel Machado (PSB), foi dividido em quatro painéis com os temas; Desenvolvimento do Esporte, Futsal feminino, Inclusão e participação da Mulher e a Mulher Fora das Quatro Linhas, do qual fez parte a assessora de imprensa do Operário Ferroviário Bianca Machado.
Segundo Aliel, a hegemonia do futebol, enquanto prática desportiva no Brasil, é apontada por diversos autores, jornalistas e cronistas brasileiros. Trata-se de uma paixão nacional que transcende o lazer, gera empregos, desenvolvimento econômico, influi na pauta jornalística e até política, e atrai o olhar para temas sensíveis da sociedade, como a questão de gênero, explicou o parlamentar.
A assessora do Operário destacou a importância da participação da mulher fora das quatro linhas. É fundamental debater o papel das mulheres no esporte como um todo, quem está na gestão, jogadoras, treinadoras e também quem está fora, como na imprensa esportiva. Estou certa de que iremos ter boas ideias e discussões para que tenhamos cada vez mais mulheres participando do esporte, avaliou Bianca.
Ainda de acordo com Bianca, o ano foi muito positivo para o esporte. Esse foi um ano muito marcante para a representação da mulher no esporte por conta da Copa do Mundo de futebol Feminino, que fez crescer o interesse que as pessoas tem na modalidade, destacou Bianca.
O futebol feminino cresce no mundo todo, e o Brasil precisa acompanhar essa tendência. Precisamos que as meninas, ao iniciarem sua carreira no futebol, saibam a quem recorrer e tenham a chance de alimentar seu sonho de virar jogadora profissional, assim como os meninos. Temos a maior jogadora da história da modalidade, destacou Aliel.