Ratinho Júnior surpreende em nova pesquisa presidencial

Em uma nova pesquisa presidencial, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, o governador do Paraná, Ratinho Júnior, demonstrou um desempenho surpreendente em cenários presidenciais, superando nomes como os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, de Goiás, Ronaldo Caiado e o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes.

No levantamento espontâneo, o instituto realizou várias simulações. Ratinho Júnior registrou 14,6% das intenções de voto no cenário em que aparece, posicionando-se à frente de Ciro Gomes com 12,9%, Simone Tebet com 8,3%, e Eduardo Leite com 3%. Seu desempenho também superou inclusive o de Zema, que alcançou 14,1%, e de Caiado, com 7,7%.

Ratinho apenas fica atrás nos confrontos que envolvem o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Tarcísio alcança 23,3% e Michelle 30,9%.

Além disso, numa outra simulação, de confrontos diretos com o presidente Lula, Ratinho obteve 35,3% das intenções de voto, um índice superior aos de Zema (34,6%), Caiado (32,6%), Tereza Cristina (32,2%), e do senador Ciro Nogueira (29,1%).

A pesquisa foi realizada entre 18 e 22 de março, abrangendo 162 cidades brasileiras em todos os 26 estados, com um total de 853 entrevistados. Os resultados refletem um cenário político dinâmico e destacam a posição de destaque de Ratinho Júnior entre os possíveis candidatos presidenciais.

O levantamento também pesquisou outras questões, como a avaliação do governo federal e a percepção quanto à decisão do TSE de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. Acesse AQUI o relatório da pesquisa na íntegra, lembrando que a Paraná Pesquisas foi o instituto que mais se aproximou do resultado da última eleição presidencial.

Deixe um comentário

Assembleia Legislativa aprova a criação da CNH Social no Paraná

Iniciativa é voltada a pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos e inscritas no CadÚnico

O deputados estaduais aprovaram por unanimidade a criação do programa CNH Social para a formação e habilitação de condutores de veículos automotores. A iniciativa beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social para que possam obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), incluir ou mudar de categoria gratuitamente.

Parte das vagas será reservada para estudantes ou formados no ensino médio estadual e para mulheres. A proposição tramita em regime de urgência e foi votada em primeiro turno, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta quarta-feira (2).

“Aprovamos esse projeto muito importante para atender as pessoas mais carentes, para aqueles jovens em escolas públicas que têm um bom desempenho. Nós recebemos muitas reclamações da dificuldade dessas pessoas, da questão financeira para conseguir a carteira de habilitação e agora avançamos nesta iniciativa para a emissão do documento de forma gratuita, beneficiando muitos paranaenses”, ressaltou o presidente do Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD).

Também está incluída no projeto 159/2025 a isenção de custos para a realização de cursos especializados de direção e a inclusão da observação sobre Exercício de Atividade Remunerada (EAR) no documento.

Chamado de CNH Social, o programa será coordenado pelo Detran-PR e visa reduzir desigualdades sociais e econômicas, além de auxiliar pessoas de baixa renda a terem mais chances de ingressar ou retornar ao mercado de trabalho.

Caso seja aprovado pelo Legislativo estadual, a proposta isentará os beneficiários do pagamento de taxas relacionadas a exames médicos, cursos teóricos e práticos e demais procedimentos necessários para a obtenção ou mudança de categoria da CNH.

O programa poderá atender até cinco mil pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos já em 2025. Para pleitear uma vaga, os interessados deverão comprovar que estão enquadrados nos critérios financeiros, que residem no Paraná e que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de atender a outros requisitos específicos de cada modalidade.

As vagas do CNH Social serão divididas em quatro modalidades. A primeira, chamada de Habilita, é voltada para a obtenção da primeira CNH nas categorias A, B ou AB. A segunda, denominada Profissionaliza, destina-se àqueles que já possuem CNH, mas querem acrescentar as categorias C, D ou E em sua habilitação para ampliar as oportunidades de emprego.