Alckmin diz a Richa que governo quer fortalecer indústria nacional

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, disse hoje (9) ao deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) que o governo federal prepara medidas para fortalecer o papel da indústria brasileira na economia. Segundo ele, as primeiras decisões devem ser anunciadas em março.

“Uma das medidas trata especificamente do setor de combustíveis, com o aumento do percentual de biocombustível na mistura com o óleo diesel”, relatou Richa, que foi recebido em audiência por Alckmin, no Palácio do Planalto.

Hoje, o biocombustível representa 10% do óleo diesel, mas já chegou a responder por 13% do volume até 2021. Quanto maior a participação do biocombustível, menor a quantidade de poluição gerada por caminhões e veículos.

De acordo com o deputado, o governo tem a intenção de melhorar as condições de competitividade da indústria brasileira e a aprovação da reforma tributária deve contribuir para esse objetivo. A inovação tecnológica e a sustentabilidade são outros pilares utilizados na definição de medidas para mudanças no panorama industrial.

Como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin está empenhado em promover o que ele chama de “reindustrialização do país”. Nos últimos anos, o setor perdeu espaço na economia para outras atividades, com o aumento das importações de produtos industrializados. A participação da indústria no PIB encolheu 33% desde 2010, e representa hoje apenas 19% total.

Para Richa, a audiência significou também o encontro de dois velhos amigos – um foi governador do Paraná e o outro de São Paulo, no período de 2011 a 2018, ambos pelo PSDB. “Fiquei muito honrado em reencontrar o Geraldo, agora como presidente da República em exercício”, admitiu o deputado.

O presidente disse ainda que o governo espera que a criação de empregos no setor industrial seja um “resultado imediato” das novas políticas que serão adotadas. Desde 2010, a indústria brasileira reduziu a oferta de empregos em 800 mil vagas. “O presidente está motivado e confiante de que poderá dar uma contribuição concreta para reverter essa situação, como ministro do Desenvolvimento”, relatou Beto Richa.

“Acho que, ao lado das políticas sociais que visam amparar as pessoas em situação de vulnerabilidade e do combate à fome, o governo precisa direcionar ações consistentes para melhorar a economia. Pude sentir essa preocupação no presidente Geraldo Alckmin”, completou o deputado.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).