A equipe da PRF realizou fiscalização intensa nessa quinta-feira em Guarapuava. No total, 237 pessoas e 214 veículos foram fiscalizados. Segundo a Agência PRF, na parte da manhã, na UOP Guará, uma equipe realizou a Operação de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa é uma ação que ocorre em todo o país e visa orientar caminhoneiros a efetuar a denúncia, através do disque 100, sempre que se depararem com crianças ou adolescentes em situação de risco.
Durante a atividade, uma condutora foi flagrada violando a suspensão do seu direito de dirigir, um crime previsto no código de trânsito brasileiro que tem pena de detenção, de seis meses a um ano, além de multa no valor de R$ 880,41 e a cassação da CNH.
Também nesse período um motorista de caminhão foi flagrado dirigindo uma carreta, veículo que exige habilitação de categoria específica para conduzir. Como não era habilitado para esse tipo de veículo, o mesmo comprou uma habilitação falsa e a apresentou aos policiais rodoviários federais.
Nas consultas aos sistemas, foi verificada a fraude, e dado voz de prisão em flagrante delito ao infrator, que responderá pelo crime de uso de documento falso, com pena prevista de dois a seis anos de prisão e multa. Além disso, a carreta estava com excesso de peso, em mau estado de conservação, e, após expedidas as notificações, que somaram mais de R$ 1.980,92, foi recolhida ao pátio e só será liberada após regularização. O preso foi encaminhado para a Polícia Federal de Guarapuava.
Ao sair da Polícia Federal os PRF iniciaram um Comando de Educação para o Trânsito dentro das ações do Maio Amarelo.
Já no início da atividade um motorista de 42 anos foi abordado, e contra ele constava um mandado de prisão em aberto pelo crime de lesão corporal qualificada. Além disso ele não possuía habilitação para conduzir veículo automotor. O mandado foi cumprido e os policiais rodoviários federais encaminharam o cidadão para a Cadeia Pública de Guarapuava. Foram extraídas as notificações e o veículo, que estava em mau estado de conservação foi recolhido ao depósito, para regularização.
Ao retornar as fiscalizações, ainda foram flagrados dois condutores sob efeito de álcool, cujos testes do bafômetro acusaram índices altíssimos, configurando crime do artigo 306 do CTB, e também infração de trânsito. Foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Guarapuava. Também foram autuados na esfera administrativa.
Por fim, mais um condutor foi flagrado dirigindo com a sua CNH suspensa, e como na abordagem do início do dia, foi registrado o crime e a infração correspondente e o veículo foi recolhido ao pátio, por não estar devidamente licenciado.
A PRF trabalha incansavelmente para que o respeito e a responsabilidade seja regra no trânsito e na sociedade brasileira.