Prefeitura participa de operação da AIFU da Polícia Militar

Na noite desta sexta-feira (14), equipes de órgãos e departamentos da Prefeitura de Guarapuava participaram da Operação Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) no município.

A ação foi coordenada pelo 16º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná (16°BPM) e percorreu vários bairros da cidade, com o objetivo de verificar o funcionamento adequado dos estabelecimentos comerciais por meio de abordagens às pessoas, a fim de coibir o crime em geral.

“Qualquer operação que reúna diversos órgãos competentes é importante, pois realiza uma fiscalização completa e verifica todas as situações que podem afetar a vida dos cidadãos dentro do contexto da segurança pública”, destacou o capitão do 16°BPM, Fábio Zarpelon.

De acordo com o relatório da operação do 16º Batalhão de Polícia Militar, foram vistoriados dez estabelecimentos comerciais, sendo um fechado e seis multados, além de 19 veículos abordados, três veiculos recolhidos e 197 pessoas abordadas, sem nenhuma prisão. Também foi registrado um Boletim de Ocorrência Unificado (BOU), por fornecer bebidas alcoólicas a menores de idade.

“A vigilância sanitária é um órgão que mantém contato direto com bares e restaurantes da cidade. A importância da fiscalização é tentar reduzir os riscos para a população, garantindo que não consumam alimentos impróprios ou frequentem estabelecimentos sem licença sanitária e demais documentos necessários para o funcionamento”, afirmou o técnico da Vigilância Sanitária, Altair Angelo dos Santos.

Além da Polícia Militar, participaram da operação o Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Ambiental, Secretarias Municipais de Finanças, do Meio Ambiente e de Trânsito e Transportes, além da Vigilância Sanitária, Fiscalização Geral e do PROCON do município.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).