“Não tenho medo, essa é a minha missão, sei que poderei morrer pelas mãos de uma pessoa que vou estar tentando ajudar”, Wycaro Elias Domingues de Deus
Por João Muniz
Centenas de pessoas compareceram no sábado (30), ao velório na Capela do bairro Xarquinho e sepultamento no cemitério Jardim da Paz, do jovem, Wycaro Elias Domingues de Deus, de 25 anos. Morto com vários golpes de facas pelas costas na sexta-feira (29), por um desconhecido quando fazia um trabalho social com dependentes químicos (viciados em drogas ilícitas) no Residencial 2000. O pai de Wycaro, Elias Kraus muito abalado disse a reportagem que as manifestações, a quantidade de pessoas ao redor da família neste momento de dor estava sendo um consolo. Não tenho o que falar neste momento de dor, essa multidão de amigos dele me consola. Dizer que não tinha preocupação com que ele fazia, tinha e muita, eu o adverti por inúmeras vezes dos perigos. As pessoas ligavam a noite, de madrugada desesperados porque estavam com filho surtado, fora de controle dentro de casa e ele sempre ia dar o apoio. Ele me dizia que não tinha medo, que o seu destino poderia ser de morrer pelas mãos de uma pessoa que estava tentando ajudar, disse muito abalado, sêo Kraus.
Nem sempre a resposta estão além daquilo que é simples e palpável. Dizem que a fé move montanhas!! Não sei! somente sei que dizem! Contudo, “boto toda minha fé”, na certeza que o “agora” é capaz de me dar a oportunidade de encontrar a montanha, que necessita ser arrastada para eu continuar minha caminhada rumo ao momento presente. somos o Promotor, Juiz e Carcereiro de nossa própria #Prisão. Ficamos nela se quisermos, Wycaro.
AMOR INCONDICIONAL PELO XARQUINHO
Wycaro era morador do bairro Xarquinho, onde participava do grupo de jovens Assis para as Ruas, da Igreja São José Operário. O presidente da Associação de Moradores do bairro Xarquinho, Joel Barboza prestou uma homenagem ao jovem. O Wycaro era um cara incrível, talvez o mais sonhador com um mundo de paz e amor que já convivi! Ele sempre acreditava na bondade que existe dento do ser humano! Todas as vezes em que sentamos para trocar ideias, sempre saiu projetos lindos, alguns demos início, outros ficaram no papel, mas nunca os esquecemos! Uma coisa eu acredito, um dia nós encontraremos nos Xarquinhos celestiais, disse Joel.
Sabe qual é o segredo?! É que estamos em uma embarcação sem remo ou motor. É que não precisamos saber aonde chegaremos, somente devemos manter-se no barco. Pois uma certeza temos, os ventos que sopram nossas velas vêm do Espirito consolador. Não digo que não senti medo, ou que não sentirei. Mas sei que nessa embarcação me conduzo segundo o vento me levar.
Ser assisiano é isso! Não saber a direção que seguirá, mas deixar-se levado por Deus… segundo Olhar que projetamos em direção ao horizonte. Buscando nas margens dos novos corações para compor nossa frota.
Obrigado Deus por me permitir e me escolher para ser assisiano, Wycaro.
O assassinato do líder comunitário está causando indignação e comoção de moradores, familiares e amigos.
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”, Juliane Andrade
O Padre Mateus Gonçalves da Silva, amigo particular de Wycaro fez a celebração de despedida no cemitério Jardim da Paz. Ousadia e coragem. O ato mais simples para mudarmos o mundo é perdoarmos e amar as pessoas. Ele não quis ser padre, pois tinha um projeto maior com Deus. As pessoas boas nos deixam certas relíquias e foi isso que nos deixou. Num semblante de alegria e bondade, com enorme capacidade de perdoar, esse era o Wycaro, relatou o religioso.
Segundo relatos de populares no momento do seu assassinato o rapaz fazia ações no Residencial 2000, em Guarapuava, que além trabalhar na área comercial, tinha atividades junto à comunidade, onde ajudava jovens a sair da dependência do uso de drogas. O setor de investigação da 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava está apurando o caso, na tentativa de elucidar o crime e prender os assassinos. Populares disseram que a morte do rapaz pode estar relacionada as várias prisões, apreensão de drogas e localização de pontos de vendas de comercialização de drogas ilícitas no Residencial 2000, nos últimos meses.
ASSIS PARA AS RUAS
Wycaro era um dos integrantes do grupo de oração e apoio Assis para as Ruas, que existe há oito anos, fundada no bairro Xarquinho, com objetivo de ajudar jovens a saírem da dependência das drogas e uso de álcool. Grupo este ligado a Igreja Católica São José do Operário. Os jovens retirados das ruas eram encaminhados para tratamento de desintoxicação na Comunidade Bethânia, em Guarapuava. O grupo faz palestras nas comunidades, escolas e apoio para pessoas encarceradas.