Forças de segurança do Estado recebem 118 viaturas
O Governo do Estado, visando um reforço na segurança pública, destinou 118 viaturas, entre vans, micro-ônibus, carros de passeio e SUV’s. São 100 veículos para reforçar, em todo o Paraná, a frota da Polícia Militar e 18 para o Corpo de Bombeiros. A estrutura, contudo, será usada, nesse momento, para ampliar as ações de controle da circulação do coronavírus no Paraná.
A entrega das chaves foi feita pelo governador Ratinho Junior, nessa sexta-feira (27), na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. O investimento por parte do Estado é de R$ 11 milhões, com recursos do Fundo de Reequipamento do Trânsito (Funrestran) e do Programa Paraná Seguro-BID.
De acordo com Ratinho Junior, trata-se de um planejamento do Governo do Estado que vem desde o ano passado e agora permite reforçar equipamentos na área de segurança pública. “Estamos antecipando investimentos para enfrentar essa pandemia do coronavírus”, afirmou o governador. Ele destacou a importância da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, que chamou de “essenciais”, no apoio à Secretaria da Saúde no combate à Covid-19.
Ratinho Junior lembrou, ainda, que a renovação da frota é um compromisso do Estado, com reflexo imediato na diminuição dos índices de criminalidade. “Com aparelhos modernos, a Polícia Militar tem condições de ser mais eficiente, além de proporcionar mais conforto para os policiais e bombeiros que atuam na vigilância das cidades”, ressaltou.
Planejamento – Secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, reforçou que a ação evidencia o planejamento de longo prazo por parte da área policial. “Percebemos o cenário da necessidade de novas ferramentas no ano passado. Agora, por coincidência, podemos colaborar ainda mais com a estrutura da Saúde e da Defesa Civil neste momento de pandemia”, comentou.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, os 118 novos veículos vão significar vidas salvas no Paraná. “Na normalidade nós planejamos e na crise nós executamos. Seja no combate à pandemia ou no dia a dia da polícia, vidas serão preservadas”, ressaltou.
Bombeiros – De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Samuel Prestes, a frota nova seria usada normalmente para ajudar no trabalho técnico de prevenção a incêndios. Porém, reforçou ele, serão deslocadas integralmente para o apoio à força-tarefa do Covid-19 no Estado. “Esses carros ficam à disposição para colaborar com a Defesa Civil, seja para transportar equipamentos ou militares que por ventura venham a contrair o vírus”, afirmou.