Xarquinho recebe mutirão para cadastramento e atualização do CadÚnico

Foi realizado, no sábado (05), na unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Xarquinho, o plantão de atendimento para registro e atualização de novas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), orientações socioassistenciais e informações sobre documentação civil básica.  

O CadÚnico é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como o Auxílio Emergencial, Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito a outros benefícios.

A ação faz parte dos mutirões que estão sendo realizados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), nos territórios das unidades do CRAS. Os plantões estão sendo realizados em todas as unidades.

“O mutirão do CRAS foi uma forma que encontramos de estar mais próximo da população. Com esta ação, temos tido um bom resultado. Esta é uma maneira de garantir o acesso aos benefícios que a família só consegue por meio do Cadastro Único. O sábado vem sendo uma chance a mais das famílias acessarem esse direito, de atualizarem e registrarem neste sistema de extrema importância para o acesso aos programas sociais”, destacou a secretária da SEMADS, Elenita Lodi.

A assistente social e coordenadora do CRAS, do bairro Xarquinho, Isabel Cristina Pitella Pinto, comenta que a meta dos mutirões é atender as famílias para que elas tenham os benefícios que são de seu direito.

“A meta é atender, mais ou menos, em torno de duzentas famílias. São famílias vulneráveis, que têm condições de acessar qualquer tipo de benefício. Como ID Jovem, o próprio cadastro novo, o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, que ampara a pessoa idosa e a pessoa com deficiência. Também fazer o cadastro para poder entrar com os pedidos dos benefícios, a isenção para concurso público e outros que estão dentro da área de assistência social”, complementou Isabel.

Lembrando que, em novembro, ainda haverá atendimento de plantão no dia 26 no CRAS IV, do bairro Boqueirão.

Deixe um comentário