Xarquinho recebe mutirão para cadastramento e atualização do CadÚnico

Foi realizado, no sábado (05), na unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), do bairro Xarquinho, o plantão de atendimento para registro e atualização de novas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), orientações socioassistenciais e informações sobre documentação civil básica.  

O CadÚnico é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como o Auxílio Emergencial, Auxílio Brasil, Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito a outros benefícios.

A ação faz parte dos mutirões que estão sendo realizados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), nos territórios das unidades do CRAS. Os plantões estão sendo realizados em todas as unidades.

“O mutirão do CRAS foi uma forma que encontramos de estar mais próximo da população. Com esta ação, temos tido um bom resultado. Esta é uma maneira de garantir o acesso aos benefícios que a família só consegue por meio do Cadastro Único. O sábado vem sendo uma chance a mais das famílias acessarem esse direito, de atualizarem e registrarem neste sistema de extrema importância para o acesso aos programas sociais”, destacou a secretária da SEMADS, Elenita Lodi.

A assistente social e coordenadora do CRAS, do bairro Xarquinho, Isabel Cristina Pitella Pinto, comenta que a meta dos mutirões é atender as famílias para que elas tenham os benefícios que são de seu direito.

“A meta é atender, mais ou menos, em torno de duzentas famílias. São famílias vulneráveis, que têm condições de acessar qualquer tipo de benefício. Como ID Jovem, o próprio cadastro novo, o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, que ampara a pessoa idosa e a pessoa com deficiência. Também fazer o cadastro para poder entrar com os pedidos dos benefícios, a isenção para concurso público e outros que estão dentro da área de assistência social”, complementou Isabel.

Lembrando que, em novembro, ainda haverá atendimento de plantão no dia 26 no CRAS IV, do bairro Boqueirão.

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Em Guarapuava, Energisa orienta clientes sobre avisos de manutenções na rede elétrica

Distribuidora envia comunicados por e-mail e SMS de clientes com dados atualizados

Você sabe quando a Energisa realizará algum serviço de manutenção na rede elétrica perto da sua casa ou comércio? Todas as vezes que precisa executar um serviço na rede elétrica que demanda uma interrupção no fornecimento da energia, a Energisa Sul-Sudeste tem o dever de informar os clientes que serão afetados antecipadamente. Hoje, esse aviso é feito por e-mail, SMS (mensagem de texto no celular), e via emissoras de rádios locais.

“A Energisa conta com um cronograma de obras e manutenções periódicas para reduzir a incidência de ocorrências de falta energia e garantir que a rede elétrica e todos os equipamentos estejam em perfeitas condições para levar energia de qualidade aos clientes”, contou o gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes.

Ele acrescenta que, assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substitui-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura. “Graças à tecnologia, boa parte desses serviços é feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em ‘Linha Viva’, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção da energia durante os serviços de manutenção”.

No entanto, há situações em que, por questões técnicas e de segurança, é necessário desligar a rede elétrica, então a Energisa tem o compromisso de informar os clientes com antecedência. Para os clientes de baixa tensão, os avisos são feitos por meio de rádios locais, site e aplicativo da concessionária, além da praticidade de o cliente ser avisado por e-mail e SMS.

“Para receber o aviso direto no seu e-mail ou celular, é indispensável estar com o cadastro atualizado aqui na Energisa. Ou seja, o titular da unidade consumidora precisa ter seus dados devidamente atualizados, inclusive o número de celular e endereço de e-mail, para que consigamos contatá-lo em caso manutenções programadas”, reforçou Alessandro.

O cliente que será informado sobre a data, horário de início e previsão do horário de finalização do serviço da Energisa na rede elétrica, que pode ser concluído antes do previsto. Dessa forma, ele poderá se programar para o horário da manutenção.

Alessandro explica que, mesmo com todo o planejamento, a rede elétrica pode ser afetada por intervenções externas como eventos climáticos severos (chuva e ventos fortes) e até acidentes de trânsito (colisões contra postes de energia). Nesses casos, a manutenção torna-se emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede.

“Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”.

Cadastro em dia
A base de cadastro de clientes da Energisa traz informações importantes como CPF, endereço, telefone, celular, e-mail do titular a unidade consumidora. “Se o cliente mudou de casa, trocou o número de telefone ou passou a usar outro e-mail, infelizmente, não conseguimos enviar informações importantes como a de desligamento programado. É importante que as pessoas nos contatem e atualizem seus dados para que tenhamos acesso rápido e fácil a elas quando for preciso”, detalhou o gerente.

Ao atualizar o cadastro é importante informar, inclusive, se na residência mora alguém que dependa de aparelho de manutenção à vida ligado à energia. Isso porque, nas ocasiões de manutenção programada, esses imóveis são comunicados com antecedência mínima de cinco dias úteis. “Além disso, se houver uma interrupção causada por fatores externos, como colisão em postes ou eventos climáticos, tais residências têm prioridade no restabelecimento da energia”, acrescentou Rafael.

Atualize sem sair de casa!
Para atualizar o cadastro é bem simples: com os documentos pessoais em mãos, acesse um dos canais de atendimento da Energisa e informe que deseja atualizar o cadastro: