Você sabe o que é o Julho Verde?

O mês mundial de conscientização sobre os tumores de cabeça e pescoço é o Julho Verde. A campanha foi criada pela Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço, com o foco no alerta e conscientiza as pessoas sobre os sinais da doença. 

O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico para designar um grupo de tumores classificados de acordo com sua localização: cavidade oral, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, laringe, glândulas salivares, cavidade nasal e seios paranasais.

São áreas diretamente envolvidas com as funções de fala, deglutição, respiração, paladar e olfato. Esse câncer é segundo mais comum nos homens, superado apenas pelo câncer de próstata. Já nas mulheres, o câncer de tireoide aparece como o oitavo mais frequente.

Sintomas que devem ser analisados por um médico especialista: rouquidão persistente, nódulos no pescoço, dificuldades para engolir, aftas, manchas brancas na boca, mudança de voz, lesões com sangramento e de cicatrização demorada.

Para afastar o risco, inclua alimentos mais saudáveis nas refeições, pratique atividade física, não fume, não beba, previna-se contra a obesidade e não deixe de realizar os exames médicos.

Segundo o médico, David Livingstone, o diagnóstico precoce é fundamental para conseguir um tratamento ideal. “Entre 60% e 70% dos tumores de cabeça e pescoço são diagnosticados tardiamente e isso implica em uma redução significativa  das taxas de cura, além de um tratamento mais agressivo e com maior mobilidade”, afirmou.

Deixe um comentário

Guarapuava recebe o primeiro encontro internacional de Harley-Davidson

Mais de 100 pessoas do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina e Bolívia marcaram presença no evento

O Primeiro Encontro Internacional de Harley-Davidson, realizado de sexta a domingo (28 a 30), movimentou o final de semana em Guarapuava, com a participação de motociclistas e turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior.

Participantes do Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina, Bolívia, e diversas regiões do Brasil, incluindo o Paraná, São Paulo e Mato Grosso, se reuniram na cidade para celebrar a paixão pelas icônicas motocicletas da Harley-Davidson, promovendo uma verdadeira troca cultural e de experiências entre os presentes.

O evento contou com o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos. O secretário, Álvaro Grummt ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do turismo local.

“Guarapuava se apresenta hoje ao mundo com uma grande oportunidade de crescimento no turismo. Receber visitantes de tantos lugares diferentes mostra que nossa cidade está no caminho certo para se tornar um polo turístico da região”, declarou o secretário.

Durante o evento, as ruas se encheram de motocicletas, e os participantes aproveitaram a oportunidade para explorar os encantos de Guarapuava e conhecer melhor sua cultura e hospitalidade.

“É uma enorme satisfação ver nossa cidade sendo palco de um evento tão grandioso. Guarapuava tem muito a oferecer, e estamos muito felizes em poder mostrar isso para os visitantes”, afirmou o presidente do Moto Club Lobo Bravo MC e organizador do evento, João Lucas Zanette.