Viaduto da Aragão de Mattos Leão permanece interditado
Interditado desde o mês de julho de 2022 para reconstrução, o viaduto que fica sobre a via férrea na Avenida Aragão de Mattos Leão, em Guarapuava, sofre novo bloqueio. Desta vez, a interrupção da passagem até mesmo para pedestres e ciclistas (que, ante as barreiras, insistiam em trafegar pelo local), começou nesta segunda-feira, 26 de junho, e permanece até a conclusão das obras.
Conforme explicou o secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava, Adalberto Campos, o bloqueio total do trecho é para a segurança da população.
“A partir desta segunda-feira (26), o trecho da Avenida Aragão de Mattos Leão, na altura onde está a obra do viaduto, ficará bloqueado em cem por cento. Portanto, ninguém pode passar pelo local, seja pedestre, ciclistas, motociclistas ou pessoas com outro tipo de veículos.
Tudo isso é para a segurança da população. Quando as equipes estavam trabalhando na parte de baixo da obra, mesmo com a proibição, muitas pessoas insistiam em passar pelo local. Mas agora, não será possível esta prática para segurança de todos, uma vez que os serviços serão realizados na parte de cima”, relatou Adalberto.
A secretária de Obras do município, Jacqueline Satiko Tsuji, alertou para o perigo caso alguém descumpra a determinação de não trafegar pelo local.
“Nesta fase da obra, a construtora vai fazer a retirada do asfalto para dar sequência aos trabalhos. Com isso, vão ficar vários espaços completamente abertos e, por isso, caso alguém passe por ali, principalmente à noite, corre sérios riscos de sofrer acidentes, com a possibilidade de uma queda fatal devido à grande altura. Por isso, fica o alerta para que ninguém, em hipótese alguma, passe pelo local enquanto estiver interditado”, sublinhou Jacqueline.
Orientação de desvio
Para quem trafega do centro da cidade, sentido bairro, a orientação é para que os motoristas, ainda no trevo da Avenida Moacir Júlio Silvestri, nas proximidades de Loja Havan, se mantenham nesta direção, pois a avenida estará com o tráfego normal, com saída para as rodovias PR 466 e BR 277, além de acesso às ruas dos bairros no entorno.
Quem mora no trajeto entre a Avenida Moacir Júlio Silvestri e o viaduto, o desvio pode ser feito pela Rua Amaporã.
Já no sentido contrário, ou seja, dos bairros para o centro da cidade, o desvio será pela Rua Ovídio Clock, fazendo a conversão à direita. No entanto, antes da Ovídio Clock, há outras ruas que podem ser usadas para o desvio, todas acessando a Avenida Moacir Júlio Silvestri.
“Lembramos que, tanto de um lado quanto do outro do viaduto, o acesso ficará totalmente bloqueado. Nas ruas Amaporã e Ovídio Clock, haverá a liberação de passagem apenas para os moradores locais. Pedimos a compreensão das pessoas neste sentido”, detalhou Adalberto.