Valentine’s Day: Porque o Dia dos namorados no Brasil é em junho

O Valentine’s Day, ou Dia dos Namorados, é uma celebração anual, que ocorre nesta quarta-feira (14), dedicada a expressar o amor entre casais. Originário de tradições antigas, a data ganhou popularidade ao longo dos anos, sendo celebrado de diversas formas, como troca de cartões, presentes, jantares românticos visitinha ao motel e assim por diante.

Mas por que no Brasil não é comemorado hoje? Desde 1948, o país celebra o dia romântico do mundo em 12 de junho. Data que coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio – ele mesmo o santo casamenteiro. Porém, o motivo para isso nada tem a ver com religião ou matrimônio — é, na verdade, exclusivamente comercial.

A ideia da comemoração em junho veio do publicitário João Doria, pai do empresário e ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper para melhorar o resultado das vendas em junho, mês, habitualmente, muito fraco.

Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães o publicitário instituiu outra data para a troca de presentes no ano, criando, com isso, o Dia dos Namorados. Doria criou, então, a primeira propaganda que instituiria a data no país.

“Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro.

“Não se esqueçam: amor com amor se paga”, afirmava outro.

Pronto, estava criado Valenine’s Day brasileiro. Então, pra que esperar até junho? pegue o seu amor e ‘bora’ fazer alguma coisa juntos. Ainda dá tempo. relaxe e aproveite!

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril