Valentine’s Day: Porque o Dia dos namorados no Brasil é em junho
O Valentine’s Day, ou Dia dos Namorados, é uma celebração anual, que ocorre nesta quarta-feira (14), dedicada a expressar o amor entre casais. Originário de tradições antigas, a data ganhou popularidade ao longo dos anos, sendo celebrado de diversas formas, como troca de cartões, presentes, jantares românticos visitinha ao motel e assim por diante.
Mas por que no Brasil não é comemorado hoje? Desde 1948, o país celebra o dia romântico do mundo em 12 de junho. Data que coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio – ele mesmo o santo casamenteiro. Porém, o motivo para isso nada tem a ver com religião ou matrimônio — é, na verdade, exclusivamente comercial.
A ideia da comemoração em junho veio do publicitário João Doria, pai do empresário e ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper para melhorar o resultado das vendas em junho, mês, habitualmente, muito fraco.
Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães o publicitário instituiu outra data para a troca de presentes no ano, criando, com isso, o Dia dos Namorados. Doria criou, então, a primeira propaganda que instituiria a data no país.
“Não é só com beijos que se prova o amor!”, dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro.
“Não se esqueçam: amor com amor se paga”, afirmava outro.
Pronto, estava criado Valenine’s Day brasileiro. Então, pra que esperar até junho? pegue o seu amor e ‘bora’ fazer alguma coisa juntos. Ainda dá tempo. relaxe e aproveite!