UPA Primavera está fechada até às 19h desta quarta-feira

Nesta quarta-feira (23), a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Primavera, UPA-Primavera, está fechada, desde o meio-dia, para desinfecção total do ambiente. A medida é necessária para a retomada do atendimento de casos clínicos gerais de urgência e emergência.

A unidade será reaberta ainda nesta quarta-feira, às 19h, já com a alteração do perfil do público. Anteriormente, a secretaria Municipal previa essa mudança para amanhã (24), mas a decisão foi antecipada.

Desde 20 de maio, a UPA realizava a triagem de casos de Covid-19 e oferecia tratamento semi-intensivo a pacientes que aguardavam vagas hospitalares. Segundo o secretário de Saúde, Jonílson Pires, a dinâmica da pandemia exige diferentes ações para melhorar o aproveitamento dos espaços e equipes, ampliando também o acesso aos serviços.

“A diminuição de casos graves registrada nesse momento nos permite concentrar os atendimentos de Covid-19 apenas na UPA Batel, assim, a unidade da Primavera volta a ser para casos clínicos gerais de emergência. Esperamos que os casos de Covid-19 continuem diminuindo na medida que a vacinação avança.”, declarou Jonilson.

Serviço:

UPA Primavera: reabre às 19h

Como fica?

UPA Batel: Atendimento exclusivo de casos de Covid-19

UPA’s Primavera e Trianon: atendimento à população em geral para casos de urgência e emergência.

UBS’s: consultas clínicas gerais (casos menos graves).

Para saber como está o atendimento nas UPAs de Guarapuava baixe e acesse o aplicativo FalaSaúde.

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Em Guarapuava, Energisa orienta clientes sobre avisos de manutenções na rede elétrica

Distribuidora envia comunicados por e-mail e SMS de clientes com dados atualizados

Você sabe quando a Energisa realizará algum serviço de manutenção na rede elétrica perto da sua casa ou comércio? Todas as vezes que precisa executar um serviço na rede elétrica que demanda uma interrupção no fornecimento da energia, a Energisa Sul-Sudeste tem o dever de informar os clientes que serão afetados antecipadamente. Hoje, esse aviso é feito por e-mail, SMS (mensagem de texto no celular), e via emissoras de rádios locais.

“A Energisa conta com um cronograma de obras e manutenções periódicas para reduzir a incidência de ocorrências de falta energia e garantir que a rede elétrica e todos os equipamentos estejam em perfeitas condições para levar energia de qualidade aos clientes”, contou o gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes.

Ele acrescenta que, assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substitui-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura. “Graças à tecnologia, boa parte desses serviços é feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em ‘Linha Viva’, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção da energia durante os serviços de manutenção”.

No entanto, há situações em que, por questões técnicas e de segurança, é necessário desligar a rede elétrica, então a Energisa tem o compromisso de informar os clientes com antecedência. Para os clientes de baixa tensão, os avisos são feitos por meio de rádios locais, site e aplicativo da concessionária, além da praticidade de o cliente ser avisado por e-mail e SMS.

“Para receber o aviso direto no seu e-mail ou celular, é indispensável estar com o cadastro atualizado aqui na Energisa. Ou seja, o titular da unidade consumidora precisa ter seus dados devidamente atualizados, inclusive o número de celular e endereço de e-mail, para que consigamos contatá-lo em caso manutenções programadas”, reforçou Alessandro.

O cliente que será informado sobre a data, horário de início e previsão do horário de finalização do serviço da Energisa na rede elétrica, que pode ser concluído antes do previsto. Dessa forma, ele poderá se programar para o horário da manutenção.

Alessandro explica que, mesmo com todo o planejamento, a rede elétrica pode ser afetada por intervenções externas como eventos climáticos severos (chuva e ventos fortes) e até acidentes de trânsito (colisões contra postes de energia). Nesses casos, a manutenção torna-se emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede.

“Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”.

Cadastro em dia
A base de cadastro de clientes da Energisa traz informações importantes como CPF, endereço, telefone, celular, e-mail do titular a unidade consumidora. “Se o cliente mudou de casa, trocou o número de telefone ou passou a usar outro e-mail, infelizmente, não conseguimos enviar informações importantes como a de desligamento programado. É importante que as pessoas nos contatem e atualizem seus dados para que tenhamos acesso rápido e fácil a elas quando for preciso”, detalhou o gerente.

Ao atualizar o cadastro é importante informar, inclusive, se na residência mora alguém que dependa de aparelho de manutenção à vida ligado à energia. Isso porque, nas ocasiões de manutenção programada, esses imóveis são comunicados com antecedência mínima de cinco dias úteis. “Além disso, se houver uma interrupção causada por fatores externos, como colisão em postes ou eventos climáticos, tais residências têm prioridade no restabelecimento da energia”, acrescentou Rafael.

Atualize sem sair de casa!
Para atualizar o cadastro é bem simples: com os documentos pessoais em mãos, acesse um dos canais de atendimento da Energisa e informe que deseja atualizar o cadastro: