Universidades estaduais reforçam ações para idosos em outubro
As universidades estaduais do Paraná programaram para o mês de outubro uma série de ações voltadas para as pessoas idosas nos municípios de Foz do Iguaçu, Irati, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. As atividades estão relacionadas ao Dia Internacional do Idoso, comemorado nesse domingo (1º), com foco na melhoria da qualidade de vida, integração social, saúde, bem-estar e aumento da expectativa de vida dessa parcela da população.
Para além dessa programação especial, as instituições estaduais de ensino superior paranaenses desenvolvem ao longo do ano letivo diferentes projetos para os idosos, no âmbito dos programas Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati), Universidade Aberta da Pessoa Idosa (Uapi) e Universidade Aberta para a Terceira Idade (Uati).
Ao todo, são beneficiadas, aproximadamente, 1.300 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, entre homens e mulheres, em diferentes cidades e regiões.
As ações são configuradas como programas de educação permanente de natureza não formal, envolvendo oficinas, cursos e atividades de socialização. As atividades são estruturadas em eixos estratégicos: educação, cultura e arte; saúde, nutrição e qualidade de vida; educação física, esporte e lazer; direito e cidadania.
O intuito é elevar a autoestima, proporcionar novos conhecimentos e melhorar a qualidade de vida dos participantes. Ao final da jornada, são realizadas solenidades de formatura com entrega de certificados.
Segundo o assessor da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e membro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Paraná (Cedi-PR), José Maia, esses programas possibilitam a inserção das pessoas idosas no contexto social e acadêmico.
“Os programas Universidade Aberta para pessoas idosas são realmente transformadores, pois permitem que essas pessoas frequentem a universidade com várias atividades de extensão e se capacitem com conhecimentos diversos, inclusive de tecnologia, e participem de eventos de lazer, cultura e arte, enriquecendo a experiência da pessoa idosa na universidade”, afirma.
Programação – No Noroeste, a UEM fará a Jornada da Pessoa Idosa, com atividades culturais e de integração, palestras e desfile com pessoas idosas vestindo peças em crochê – a oficina de crochê básico e de luxo é ministrada na Unati em Maringá.
No sábado (30), como parte da programação, a instituição promoveu palestra sobre cuidados paliativos para o Alzheimer, um transtorno degenerativo que afeta a memória e as atividades cotidianas.
Na região dos Campos Gerais, a UEPG organizou uma programação para todo o mês de outubro com atividades diversas, como palestras sobre direitos humanos voltados para os idosos; festival de música; contação de história; oficina de beleza; curso de maquiagem; festival de talentos; e baile de debutantes da terceira idade.
Também haverá piquenique no Câmpus Uvaranas e caminhada pelo Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas, no Centro de Ponta Grossa.
No Oeste do Paraná, as atividades serão exclusivas para os 120 idosos matriculados no programa Unati da Unioeste, no Câmpus de Foz do Iguaçu.
A programação começou na semana passada, e o público participa de apresentação de dança, exibição de curtas-metragens, seminários e palestras sobre música, cultura e comportamento.
A instituição mantém parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) para o desenvolvimento das atividades.
No Norte do Estado, a UEL programou roda de conversa e palestra sobre literatura de cordel. As atividades são abertas para a comunidade. Na região Centro-Sul, a Unicentro programou oficinas voltadas para o bem-estar dos idosos no município de Irati. Em Guarapuava, houve apresentações de dança do ventre, indiana e rumba, no Festival da Melhor Idade, que aconteceu no domingo, na cidade.
Legislação – Há 20 anos foi instituído no Brasil o Estatuto da Pessoa Idosa, que assegura uma série de direitos para os cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos.
Entre vários aspectos de dignidade e liberdade, a legislação estabelece que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão.
A normativa também determina que todo atentado aos direitos dessa parcela da população será punido na forma da lei, inclusive por omissão.
Serviço:
UEL
Londrina
Literatura de Cordel e Homenagem aos idosos da Unati
Data: 3 de outubro, das 14 horas às 16 horas
Local: Sala de Eventos do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) – Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 – Câmpus Universitário
UEM
Maringá
Jornada da Pessoa Idosa
Data: 2 de outubro, das 8 horas às 15h30
Local: Anfiteatro do Bloco A38 do Câmpus Sede – Av. Colombo, nº 5790 – Jardim Universitário
As inscrições estão disponíveis AQUI.
UEPG
Ponta Grossa
Palestra sobre direitos humanos e os idosos
Data: 2 de outubro, das 14 horas às 16 horas
Local: Sala 204 do Bloco A do Câmpus Central – Praça Santos Andrade, nº 1 – Centro
Piquenique
Data: 5 de outubro, a partir de 13h30
Local: Quiosques do Câmpus Uvaranas – Av. General Carlos Cavalcanti, nº 4748 – Uvaranas
Tarde de Beleza
Data: 16 de outubro, das 14 horas às 17 horas
Local: Salas B9, B10 e B11 do Câmpus Central – Praça Santos Andrade, nº 1 – Centro
Tarde de Talentos
Data: 17 de outubro, das 14 horas às 17 horas
Local: Auditório do Câmpus Central – Praça Santos Andrade, nº 1 – Centro
Caminhada
Data: 19 de outubro, às 9h30
Local: Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas – Av. Doutor Vicente Machado, nº 11 – Centro
Baile de Debutantes da Terceira Idade
Data: 27 de outubro, às 19h30
Local: Buffet’s Janine – Av. General Carlos Cavalcanti, nº 1800 – Uvaranas
Não há necessidade de inscrições para nenhuma atividade.
Unicentro
Irati
Oficinas e Roda de Conversa sobre a Valorização dos Idosos
Data: 3 de outubro, das 13h30 às 16h30
Local: Auditório Denise Stoklos, do Câmpus – Rua Prof.ª Maria Roza Zanon de Almeida Engenheiro – Gutierrez. Não é preciso fazer inscrições.