Unicentro e Turvo desenvolvem projeto de empreendedorismo local

O município de Turvo fechou uma nova parceria com a Unicentro com o intuito de impulsionar o empreendedorismo local. Em uma visita às instalações do Laboratório de Inovação da universidade (InovaLab), o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Turvo, Tony Luiz Gomes, conheceu a estrutura do projeto e firmou a continuidade de parcerias já desenvolvidas até o momento.

“O objetivo da visita foi estreitar os laços diante de uma parceria que existe entre o município e a universidade, conhecer de perto os novos projetos e estar sempre em contato e atento a todas as ações da universidade, planejando junto nessa parceria o que nós podemos desenvolver para o melhor do município e dos universitários”, explicou o secretário.

Além de contribuir com o desenvolvimento do município vizinho, a parceria também deve trazer benefícios para a Unicentro.

“Essa parceria é uma forma de integração da universidade com a comunidade, que promove a geração de serviços atendendo demandas do município de Turvo, por meio da pesquisa e extensão. Com tais atividades, além da universidade interagir com a comunidade, também possibilita aos acadêmicos envolvidos no projeto a oportunidade de adquirir experiência no campo prático do serviço público”, destacou a orientadora do InovaLab, Rosmeiri Ferras.

Na visita, ficou definida a elaboração de um senso empresarial do município que vai identificar as características individuais dos empreendimentos; as coletivas dos setores de atuação; e as empresariais. O intuito é fornecer dados para a formação de políticas públicas e contribuir com a tomada de decisão dos gestores locais. A previsão é de que as atividades iniciem ainda em 2024.

“As atividades estão previstas para iniciar no primeiro semestre deste ano, tendo a seleção de alunos, a parte do desenvolvimento, das métricas e das metodologias a serem utilizadas”, comentou o responsável pelo InovaLab, professor Cleverson Salache.

Por meio dessa ação, a expectativa é de que a iniciativa contribua positivamente para os habitantes de Turvo, como já vem acontecendo através de outras parcerias, como a Cátedra e a Awaken.

“A prefeitura municipal tem um grande apoio e parceria junto à universidade, a qual desenvolve vários projetos, desde o início dessa gestão”, comenta o secretário. O objetivo para o futuro é que projetos como esse se fortaleçam. “Diante dos projetos que já temos em andamento, já estamos planejando para 2025, 2026, e assim se dá sequência nas próximas edições desse projeto para que ele se concretize e dê continuidade”, finalizou.

Sobre o InovaLab – O Laboratório de Inovação da Unicentro (InovaLab) realiza atividades de extensão e de consultoria júnior, por meio de três pilares – acadêmico, empresarial e comunitário. O objetivo é desenvolver projetos inovadores para a universidade e para a comunidade, por meio da integração dos alunos com a população. Assim, o projeto busca atrair a comunidade empresarial e pública para desenvolver projetos nesta perspectiva.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).