A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) publicou uma carta aberta às candidatas e aos candidatos à prefeitura dos municípios onde a instituição tem câmpus – Guarapuava e Irati, e unidades avançadas – Chopinzinho; Coronel Vivida; Pitanga e Prudentópolis.
O objetivo do documento é reforçar junto a esses agentes políticos a relevância da Unicentro que, ao longo de 54 anos de Ensino Superior, tem se consolidado como uma instituição presente na comunidade e aberta para estabelecer uma relação de diálogo e parceria com aqueles que almejam o desenvolvimento regional.
Nesse sentido, além de apresentar um panorama da inserção da universidade no contexto local, a carta busca dialogar diretamente com os futuros gestores municipais, convidando-os a assumirem o necessário compromisso a curto, médio e longo prazos com os municípios em questão.
“Estamos comprometidos em estabelecer um diálogo construtivo com os futuros membros do poder executivo. A Unicentro transforma vidas e acreditamos que, ao alinhar nossas iniciativas às administrações locais, temos um grande potencial para aprimorar políticas públicas que integrem a atividade acadêmica às necessidades dos municípios”, afirmou o reitor Fábio Hernandes.
Entre os pontos apresentados nas cartas enviadas aos futuros responsáveis pela gestão municipal estão:
-
- A criação de possibilidades de acesso e de sensibilização sobre a importância do Ensino Superior;
- As possibilidades de permanência dos estudantes nos cursos de graduação;
- O comprometimento com o fortalecimento da pesquisa e da extensão;
- A participação das instituições de Ensino Superior em ações e projetos municipais para a elaboração e implementação de políticas públicas;
- As necessidades de avanços no sistema de transporte público;
- O apoio para estágios e/ou ações pedagógicas em prol dos acadêmicos; e
- Medidas de manutenção de segurança para os arredores dos câmpus;
No caso de Irati e dos municípios que abrigam as unidades avançadas, o documento também destaca outros pontos:
-
- Apoio à manutenção do Câmpus Universitário;
- Melhoria no acesso à Unicentro, via PR-153; e o
- Apoio à continuidade dos câmpus avançados.
Com a publicação da Carta Aberta, a Universidade Estadual do Centro-Oeste reitera que está à disposição de todos os candidatos e candidatas que tenham interesse em visitar a universidade e discutir possíveis ações para o fortalecimento dos locais onde está inserida.
Confira a íntegra dos documentos: