Dando continuidade a implantação dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) na Unicentro, um curso de brigadista foi ofertado aos colaboradores do Câmpus Santa Cruz, em Guarapuava. As aulas fazem parte de uma parceria entre a universidade e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Duas turmas já concluíram o curso, que tem duração de 24 horas, em carga horária desmembrada para facilitar a participação dos servidores. Ao todo, 33 colaboradores do Câmpus Santa Cruz já conseguiram o certificado de brigadista e fazem parte do grupo voluntário da instituição.
“Como temos um número expressivo de colaboradores na Unicentro, a instituição está implantando toda a parte de prevenção a incêndio. Só que, para que as pessoas saibam manusear esses equipamentos, nós precisamos ofertar o curso de brigadista e organizar a nossa brigada. Tudo faz parte de um projeto da instituição para atender o que exige a legislação”, explica o técnico em segurança do trabalho, Everaldo Bastos.
A disponibilização do curso de brigadista para os servidores da Unicentro faz parte do projeto da universidade de atender as normas regulamentadoras que envolvem a segurança do trabalho e, também, de oferecer um ambiente de trabalho seguro a todos os colaboradores.
Novas turmas estão previstas para os próximos meses nos demais câmpus da Unicentro. Serão duas para o Cedeteg e duas para Irati. “Nós temos 20 vagas disponíveis para cada turma. A ideia é que consigamos estabelecer um número de brigadistas condizentes com o tamanho de cada câmpus da universidade”, afirma Everaldo.
O papel do brigadista nas instituições
Um brigadista tem a responsabilidade de oferecer assistência quando ocorrem acidentes dentro do espaço de trabalho – limitando sua atuação a este espaço. Os colaboradores que se voluntariam para passar pelo treinamento integram a brigada da instituição, assumindo o papel de intervenção quando necessário.
É de competência desses profissionais:
– Prestar os primeiros socorros em casos de acidentes de trabalho;
– Fiscalizar a preservação dos equipamentos de segurança;
– Verificar possíveis riscos no ambiente de trabalho;
– Organizar a equipe para que todos estejam em segurança em casos de incêndio, até o socorro especializado chegar.
Próximas turmas
Câmpus Cedeteg – Dias 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro.
Câmpus Irati – ainda sem data prevista.
Os interessados devem se inscrever pelo telefone (42) 3621-1472 (falar com Everaldo), ou pelos e-mails: [email protected] e [email protected].