A Unicentro, por meio do Câmpus Irati, marca presença nesta semana na 2ª ExpoIrati. Organizada pela Prefeitura Municipal, a feira reúne diversos expositores dos setores agropecuário, industrial, empresarial, educacional e do comércio local.
Segundo a vice-diretora do Câmpus Irati, professora Adriana Queiroz Silva, a expectativa é de grande movimento durante a feira, que iniciou ontem e segue até o próximo domingo (29).
“Estamos participando desse grande evento, que abrange Irati e região, com vários dos nossos departamentos, mostrando as atividades que desenvolvemos e com experiências interativas para o público. Temos uma expectativa de um grande número de pessoas circulando pelo estande, especialmente no fim de semana”, enfatizou.
Parte da programação, o simulador de colheita florestal movimentou o espaço da universidade durante o primeiro dia. Utilizado para treinamento de operadores que não têm acesso ao maquinário, o equipamento chamou atenção do público. “É muito parecido com um jogo, como se fosse um videogame, então, principalmente a criançada fica bem interessada”, contou Andrey Karasinski, que é aluno de Engenharia Florestal.
Na parte da noite, os projetos de extensão da Fonoaudiologia e o painel com personalidades da História foram as atrações. A professora Juliana de Conto explica que dois projetos que atendem a comunidade na Clínica-Escola de Fonoaudiologia foram apresentados – o teste da orelhinha e a avaliação e terapia de motricidade orofacial. “Esse contato com a população é muito importante. Nós já vimos que muitos eventos como este levaram várias pessoas à instituição, seja como aluno ou como paciente da Clínica-Escola”, pontuou.
Parte da programação, o simulador de colheita florestal movimentou o espaço da universidade durante o primeiro dia. Utilizado para treinamento de operadores que não têm acesso ao maquinário, o equipamento chamou atenção do público. “É muito parecido com um jogo, como se fosse um videogame, então, principalmente a criançada fica bem interessada”, disse Andrey Karasinski, que é aluno de Engenharia Florestal.
Nathaly Knapp, estudante de Fonoaudiologia, aproveitou a oportunidade para apresentar o seu curso na ExpoIrati.
“Quando eu entrei na universidade, eu descobri um mundo de possibilidades dentro da Fonoaudiologia. Acredito que esse espaço seja importante para que outras pessoas tenham a chance de conhecer o curso e talvez se apaixonar pela área assim como eu”, afirmou.
Já o painel organizado pelo curso de História convidava o público a tirar uma foto com uma figura histórica importante. Entre as opções, os participantes poderiam escolher Nelson Mandela, Malala, Cleópatra e Dom Pedro I. Um mural com dicas de filmes e livros para quem gosta da área de História também fez parte da programação do curso.
Na sexta-feira (27), o estande da Unicentro contou com experimentos do laboratório de qualidade da água, do curso de Engenharia Ambiental, com uma aula de ginástica, promovida pelo projeto de extensão “Vamos nos Movimentar”, e com uma contação de histórias para crianças, organizada pelo Departamento de Pedagogia. Durante à noite, quem passar pela feira também pode participar do karaokê ‘Canta Aí’, uma ação que visa divulgar as inscrições para o festival de música.
No terceiro dia de ExpoIrati (28), houve futebol de robôs, que é um projeto do curso de Matemática, e desafios de xadrez, organizado pela Seção de Relação Comunitária do Câmpus Irati.
A programação encerra neste domingo (29) com um jogo da memória do curso de Administração. Além das atividades interativas, o estande conta com exposições de materiais. O público também pode aproveitar para tirar dúvidas sobre os cursos e serviços oferecidos para a comunidade.