Unicentro firma convênio com Consórcio Intermunicipal de Saúde para atender 20 municípios

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) oficializou um importante convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da 5ª Região de Saúde (CIS5ºRS), visando aprimorar a assistência médica em 20 municípios. O evento de assinatura, ocorrido na tarde da última quarta-feira (08), marca o início de uma colaboração promissora entre as instituições, com potencial para impulsionar o desenvolvimento tanto na área da saúde quanto na acadêmica.

A cooperação é para atuação do Departamento de Medicina (Demed) junto ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma das unidades que o consórcio CIS5ºRS administra e que atende Guarapuava e mais 19 municípios da região. Referência para quase meio milhão de habitantes, o ambulatório está em funcionamento desde janeiro de 2023 e oferece 25 especialidades médicas.

“Embora tenhamos realizado mais de 50 mil consultas nesse período, ainda temos falta de algumas especialidades e outras que temos também não são suficientes para atender toda a demanda, então esse convênio com a Unicentro é fundamental. O Demed está nos oferecendo mais 290 consultas/mês em algumas especialidades que nós não temos disponíveis e outras que temos, mas que é insuficiente, então vai ser uma parceria muito importante para nós podermos atender cada vez mais a população da região”, contou a diretora executiva do consórcio, Maria José Mandu Ribeiro Ribas.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, enfatizou o compromisso da universidade em contribuir para o bem-estar da comunidade e para o progresso regional.

“O objetivo do nosso curso, além de formar grandes médicos, é também atender a nossa comunidade e firmamos essa parceria, onde haverá o repasse de apenas 50% do valor da tabela SUS para a universidade e, em troca, nós vamos atender os pacientes da nossa 5ª Regional do Consórcio de Saúde. O objetivo é trazer o nosso estudante, o estudante acompanhar as consultas, servir como parte prática na formação dos nossos acadêmicos de Medicina, mas é também mostrar que a Unicentro é uma universidade voltada para nossa comunidade. Essa parceria é um ‘ganha-ganha’, tanto para os municípios, quanto para o nosso curso e para a formação dos nossos médicos que, com certeza, vai ser de excelência”, disse.

O chefe do Departamento de Medicina da Unicentro, professor Abrão José Melhem Junior, expressou sua satisfação com o acordo, destacando sua relevância para a comunidade e para o crescimento da instituição. “Nós vamos ampliar o nosso atendimento ambulatorial, aumentando o número de pacientes atendidos, melhorando o campo de estágio dos alunos e oferecendo mais serviço à comunidade. A parceria com o CIS vai ajudá-los na fila deles, vai ajudar os pacientes que vem de fora e vai ser muito bom para Unicentro e, quando nós ampliarmos o ambulatório, vai ficar melhor ainda”, afirmou o médico.

O convênio

A parceria firmada entre a Unicentro e o CIS5ºRS tem previsão inicial de 60 meses de duração e mais de 15 mil atendimentos. O repasse do valor por consulta será 50% do valor da tabela SUS e os recursos serão geridos pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU). “Como nós estamos falando de uma área prioritária, que é área da saúde, é uma área que demanda que nós tenhamos materiais e equipamentos sempre com uma celeridade maior, então a FAU entra justamente nesse processo, fazer essa gestão administrativa e financeira para que a coordenação do curso de Medicina se preocupe essencialmente com o atendimento”, explicou o diretor administrativo e financeiro da fundação, Simão Ternoski.

“O convênio prevê o repasse de um valor por consulta, a universidade dá a contrapartida em forma dos prestadores de serviço – os alunos e os médicos envolvidos – e o repasse que o CIS faz é justamente para que a gente possa fazer a aquisição de materiais e de algum equipamento necessário”, complementou Simão.

Além de contribuir com as especialidades médicas já ofertadas pelo AME, o Departamento de Medicina da Unicentro agregará com atendimentos nas áreas de hepatologia, neuropediatria, cirurgia pediátrica, gastroenterologia e oftalmologia pediátrica.

“São especialidades que nós não temos hoje ofertadas no nosso ambulatório e todas as demais que o Demed atenderá irá somar, principalmente em algumas especialidades como cardiologia, que nós temos vários cardiologistas, mas não conseguimos atender toda a demanda que é bastante grande”, exclamou a diretora executiva do consórcio, Maria José.

Para Maria José, a assinatura do convênio promete impactar positivamente a vida de milhares de pessoas, ao mesmo tempo em que fortalece o cenário acadêmico da região. “O Demed nos oferecendo esse número de consultas vai ampliar a nossa oferta e diminuir as filas de espera dos pacientes. Além da economia, teremos a possibilidade de atender uma demanda que está reprimida e também auxiliarmos a universidade com mais uma população que será atendida pelo departamento como campo de estágio para os nossos acadêmicos de Medicina”, declarou.

Deixe um comentário