Unicentro entrega presentes de Natal para os alunos de escola rural

O câmpus Santa Cruz da Unicentro recebeu as crianças da Escola Rural Domingos de Moraes para uma tarde de diversão. Quem também participou da confraternização foi Papai Noel, que entregou para as crianças só kits de natal doados por agentes universitários, professores e estagiários da universidade.

“Nós somos parceiros dessa escola, que é a única escola multisseriada do Banhado Grande. É uma escola que sempre espera esse mimo e esse carinho da universidade. Fora isso, nós temos todo esse lado social que a universidade leva para as escolas. Então, é muito importante para nós vermos esse sorriso dessas crianças”, contou a diretora do câmpus Santa Cruz, professora Christine Vargas Lima.

“Hoje, tivemos um evento muito gratificante”, avalia o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Juracy Fanfa Ribas. “Esse evento”, continua, “traz um sentimento de gratidão. Você olhar o brilho no olho de uma criança ao ganhar um presente, um mimo. Algo que é pouco para quem doa e muito para quem recebe. Talvez, esse seja o momento para a gente pensar e refletir no verdadeiro motivo do natal, no nascimento de Cristo e pensar naqueles que mais necessitam”.

Cada aluno da escola ganhou de presente uma sacola contendo um brinquedo, doces e um chocotone ou panetone. Ao abrir suas sacolas, as crianças demonstraram alegria e contentamento. A professora Gercinda Cecília Primak, que veio acompanhar os alunos, também ficou emocionada com o gesto de carinho. “A palavra que resume é felicidade. Foi um momento que vai ficar na memória deles. Fiquei muito feliz. Muita gratidão”, disse.

Os mesmos sentimentos – felicidade e gratidão – são compartilhados e expressados pelas alunas Bruna Rafaeli Prestes e Milena Aparecida. “Achei muito legal ficar com os presentes do Papai Noel”, fala a primeira. “Eu gostei dos presentes do Papai Noel”, finalizou Milena.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril