UBS totalmente reformada é entregue aos moradores do Jordão

Nessa segunda-feira (19), a Unidade Básica de Saúde do Jordão (UBS), totalmente reformada, foi entregue a população. A obra é uma parceria entre o Centro Universitário Campo Real e a prefeitura de Guarapuava, e tem como intuito, além de melhorar o atendimento da população do bairro, também integrar o serviço público ao acadêmico, melhorando o ambiente para as atividades práticas desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de medicina.

“Fechar o ano com a entrega da UBS Jordão totalmente reformada e ampliada é uma grande realização. Podemos ver que estamos percorrendo o caminho certo, com o objetivo de entregar cada vez mais os serviços de saúde com qualidade e excelência para a nossa população guarapuavana. Fico muito feliz em saber que os pacientes vão poder ter um atendimento humanizado e de qualidade. Além de proporcionar um local mais adequado para as atividades práticas desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de medicina”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

Todos os equipamentos de informática foram substituídos por máquinas novas e modernas. Houve o aumento no número de computadores, três novos chegaram à unidade, sendo uma máquina para cada setor/sala, totalizando doze novos equipamentos otimizando o processo de trabalho dos funcionários e principalmente diminuindo o tempo de espera do paciente na fila para atendimento.

Os agentes comunitários de saúde foram contemplados com tablets, flexibilizando a transmissão de informações originadas em suas visitas ao prontuário eletrônico. Além dos agentes, a unidade também recebeu um tablet que possibilita um contato mais próximo com o paciente, por meio do WhatsApp.

Móveis novos e planejados em vários setores como odontologia, sala de procedimento, recepção, armário para a guarda de pertences de uso pessoal e cozinha. A sala de esterilização, além de receber mobiliário novo, foi separada em área limpa e área suja garantido ainda mais segurança na esterilização dos instrumentais e materiais que são utilizados diariamente em favor do paciente, da mesma forma com a sala de vacinação, além de receber mobiliários novos, também recebeu sistema de climatização com ar condicionado estabelecendo maior segurança aos imunizantes por meio da temperatura interna da sala adequada.

A sala de procedimento que antes era um ambiente pequeno e restrito, hoje está melhor localizada dentro da estrutura física da unidade em um ambiente muito maior, arejado e confortável. A unidade que continha dois consultórios médicos, sendo que o último aberto estava em condições estruturais precárias, hoje conta com três novos consultórios, sendo dois destinados exclusivamente para a medicina e um terceiro para a equipe multidisciplinar (psicólogo, nutricionista, fonoaudióloga e fisioterapeuta), contendo banheiro interno para melhor acomodar tanto paciente quanto o profissional.

O piso foi inteiro substituído. A unidade ganhou pintura interna e externa, dando maior amplitude, gerando boas sensações aos usuários como leveza e aconchego principalmente no interior do posto. Todos os vasos sanitários, pias, torneiras e luminárias foram substituídos garantindo a sua devida funcionalidade.

Para a secretária de Saúde, Chayane Andrade, a entrega da nova UBS para a população da Vila Jordão tem sentimento de dever cumprido. “É muito gratificante. A Vila Jordão é uma comunidade grande, que precisa realmente da unidade e desse atendimento. Eles ficaram, durante a reforma, tendo o atendimento na igreja, espaço que foi emprestado para nós. Agora, a unidade está linda, a área foi toda redistribuída, foram ampliados os consultórios, sala de vacina que hoje a gente consegue climatizar, porque antes a gente não conseguia, quando ligava o ar-condicionado caía toda a energia da unidade. Então, para nós é uma satisfação enorme entregar para a população uma unidade com condições adequadas de atendimento”, ressaltou a secretária.

Na ocasião, o prefeito Celso Góes ainda fez a entrega das chaves de uma nova ambulância para agilizar e melhorar o fluxo de atendimentos da UBS. “Além da reorganização da estrutura interna, para melhorar o fluxo de atendimento. Também fizemos a entrega de uma nova ambulância, que será responsável pela remoção e transferência de pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde. Essa reforma era muito esperada por todos, porque além dos moradores da Vila Jordão, também temos usuários das localidades mais afastadas, como o Alto da Torre, Afonso Camargo, Humaitá, Queimadas, Lajeado e Barreiros”, enfatizou o prefeito.

Deixe um comentário