Treinamento da Defesa Civil reúne subcoordenadorias em Guarapuava

Como parte das ações de treinamento, a Defesa Civil de Guarapuava reuniu, na manhã desta quinta-feira (22), representantes das subcoordenadorias municipais para repassar ações de proteção que possam minimizar e prevenir desastres ocasionados por eventos naturais. Hoje temos uma formação consistente da Coordenadoria da Defesa Civil em Guarapuava e, em caso de qualquer desastre natural, temos todo o planejamento de como devemos atuar, explica a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Rosely Haick Vitorassi.

O encontro, referente ao SCI (Sistema de Comando de Incidente), abordou as fases de administração dos desastres, estrutura da Defesa Civil e as responsabilidades de cada membro das subcoordenadorias.

Para o representante da subcoordenadoria da Secretaria de Educação e Cultura, Carlos Marcelo Kaliberda, o treinamento é de extrema importância para que todos os membros possam compreender suas funções na Defesa Civil. No caso de qualquer incidente natural, a Defesa Civil vai nos comunicar e vamos nos reunir, mas com a compreensão de que já sabemos qual é nosso papel dentro da subcoordenadoria e a quem devemos nos reportar.  Já para o diretor do Departamento de Transportes e Segurança da Prefeitura de Guarapuava, Claudinei dos Santos, a iniciativa inédita é mais um incentivo para que todos estejam interligados com as ações da Defesa Civil. Esse conhecimento técnico nos prepara nas questões da prevenção dos incidentes, completa Claudinei.

Campanha Mundial

Durante a reunião também foi abordado o tema da Campanha Mundial de Redução do Risco de Desastres Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), da qual Guarapuava faz parte. O Brasil é o país que está em primeiro lugar nessa campanha com 550 cidades inscritas. Já temos um histórico de desastres naturais em nosso país e sabemos como a recuperação é difícil, por isso temos o reflexo de que as autoridades municipais estão se conscientizando de que prevenir é melhor que remediar, explica o cabo Espíndola.

Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

 

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril