Trecho da Rua das Profissões com a Rua dos Geólogos é liberado para tráfego

Nessa quinta-feira (10), a equipe da Secretaria de Trânsito realizou a abertura do trecho entre a Rua das Profissões e a Rua dos Geólogos, no bairro Residencial 2000, que dá acesso ao bairro CDI e à BR 277. O local estava bloqueado devido a uma obra de loteamento.  

“A abertura deste trecho vai ter uma importância muito grande aos moradores, que poderão ter acesso ao CDI e a BR-277, não precisando mais fazer o desvio pela BR-277 para chegar a esses locais.

Esse é um trecho de suma importância ao bairro, que agora está sendo desbloqueado e passando por um reforço na sinalização, pensando na segurança e tranquilidade dos moradores e motoristas que trafegam por aqui”, destacou o secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos.

Para os moradores da região, a abertura da via é uma importante melhoria para o bairro, além de facilitar o trajeto para os motoristas e moradores que passam diariamente pelo local.

“Essa é uma das principais ruas do bairro, com grande fluxo de pessoas devido ao comércio e por ser o trajeto de muitos moradores até chegar ao trabalho, essa abertura vai ajudar bastante”, salientou Ana Cláudia da Silva, secretária da Associação de Moradores do Bairro 2000.

As equipes da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg) já trabalham na pintura e sinalização do local.

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Energisa reforça orientações sobre direitos e deveres dos consumidores

Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia

Você sabia que existe uma lista que contém os direitos e deveres do consumidor de energia elétrica? Disponível no  site da Energisa e acessível para toda a comunidade, essa lista foi definida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e precisa ser cumprida por todas as distribuidoras de energia elétrica no país. Além disso, ela auxilia os consumidores no dia a dia e em diferentes situações.
“Temos essa preocupação de frequentemente relembrar aos nossos clientes sobre quais são os seus direitos e deveres. Afinal, são orientações que beneficiam diretamente o consumidor, mas as pessoas acabam esquecendo no dia a dia”, afirma Rafael da Silva Guida, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste.
Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia. Nesse caso, a Energisa disponibiliza opções de datas e o consumidor escolhe a que melhor se adequa à sua rotina de orçamento mensal. Além disso, o cliente deve receber a fatura mensal de energia, pelo menos, cinco dias úteis antes do vencimento.
“Outro direito do consumidor é o acesso facilitado ao nosso atendimento telefônico gratuito, 24 horas, todos os dias, para requisitar a solução de problemas emergenciais. E, por fim, em caso de manutenção programada na rede de energia elétrica que abranja a sua unidade consumidora e impacte temporariamente o fornecimento de energia, o cliente tem o direito de ser avisado com, no mínimo, 72 horas de antecedência”, acrescenta o coordenador.
Por outro lado, é importante também estar atento aos deveres como consumidor. Afinal, um uso consciente e responsável da energia elétrica beneficia a todos.   Um dos principais compromissos solicitados aos clientes é manter o cadastro atualizado, com nome e documentos do titular da unidade consumidora, e-mail e telefone, inclusive número do celular. “Se a pessoa muda de endereço e não atualiza o cadastro, por exemplo, não temos como falar diretamente esse cliente em caso de necessidade”, justifica Rafael.
Outro dever está relacionado à necessidade de avisar a Energisa, antecipadamente, caso alguém que resida no imóvel dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida. Essa informação é necessária para que a empresa possa dar um atendimento personalizado, bem como comunicar de forma antecipada sobre manutenções programadas para a rede elétrica que atende a localidade.
Em situações de desligamentos acidentais como os provocados por temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos, a unidade consumidora com pacientes eletrodependentes também tem prioridade no restabelecimento da energia.
A lista de deveres do consumidor traz ainda a necessidade de facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora às instalações da residência para inspeção e leitura da medição; pagamento da fatura em dia para evitar multas e juros por atraso e também a suspensão do fornecimento de energia; e manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas no imóvel, sem fraudes ou furto de energia.
Quer saber mais sobre seus direitos e deveres? Acesse www.energisa.com.br, clique em “Informações” e depois em “Seus Direitos e Deveres”.