Travessias luminosas funcionam em caráter experimental na cidade

A Prefeitura de Guarapuava deu início à instalação de um sistema de travessias luminosas em caráter experimental. A iniciativa, segundo Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran), visa melhorar a segurança no trânsito e reduzir o risco de acidentes.

A primeira travessia luminosa foi instalada na Rua Padre Chagas, em frente ao Teatro Municipal Marina Karam Primak, devido ao alto fluxo de pedestres na região, especialmente por causa da proximidade de colégios e do próprio teatro.

As travessias luminosas tornam motoristas e pedestres mais visíveis, contribuindo para a segurança nas vias. A Setran busca avaliar o funcionamento e os benefícios do sistema na prática, com o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito. A secretaria disse que vai observar o comportamento dos usuários para análise posterior.

“As travessias luminosas fazem parte de um sistema seguro e com visão zero. As abordagens reconhecem a segurança no trânsito como resultado da inter-relação de diversos componentes que formam um sistema. As dinâmicas nas ruas são influenciadas pela interação de diferentes variáveis, tais como instituições, leis, regulamentos, usos do solo, infraestrutura, veículos e as pessoas ou usuários da via.

Esse sistema interfere na maneira como a população se desloca e influencia seu comportamento. Com isso, consequentemente, há controle no nível de exposição ao risco de uma colisão”, descreveu o secretário da Setran, Adalberto Campos.

A prefeitura reforça a importância da conscientização e do respeito mútuo entre motoristas e pedestres. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso dessa iniciativa e para a construção de um ambiente viário mais seguro e harmonioso. A instalação das travessias luminosas faz parte de um processo contínuo de melhoria da segurança viária na cidade.

“A medida experimental visa avaliar a eficácia do sistema para futuras decisões sobre sua expansão e aquisição. A prefeitura de Guarapuava reitera seu compromisso em promover a segurança no trânsito e convida a população a acompanhar de perto essa iniciativa. Juntos, podemos construir um trânsito mais seguro e proteger a vida de todos os cidadãos”, concluiu Adalberto.

Deixe um comentário