Após um amplo estudo feito pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), e da realização do processo de licitação, a implantação de lombadas eletrônicas segue para a fase de instalação. A empresa prepara os totens e semipórticos de identificação para, então, iniciar a implantação em 12 pontos da cidade.
Esse foi um dos primeiros pedidos do prefeito Celso Góes, no início da gestão, para a Setran. “
O crescimento da frota, nos últimos anos, aliado à negligência de alguns motoristas, causa muitos acidentes. Os novos equipamentos vão tornar o trânsito mais seguro e salvar vidas, modernizando nosso sistema, além de permitirem um fluxo melhor do tráfego em nossas ruas, a exemplo do que já acontece nos pontos com radar ”, afirmou Celso.
Um levantamento da Setran aponta que, após a instalação de radares em alguns pontos críticos, o número de acidentes nesses locais praticamente zerou, a exemplo da Rua Professor Becker, no Santa Cruz, dos cruzamentos da Padre Chagas com a Brigadeiro Rocha e Guaíra com a Quintino Bocaiúva, no Centro.
De acordo com o secretário da pasta, Adalberto Campos, com a instalação das lombadas, os atuais radares devem ser realocados para outros semáforos.
“Alguns desses locais tem histórico de acidentes graves, inclusive com mortes. Além de exercer um controle maior sobre a velocidade, os radares e as lombadas eletrônicas ajudam a educar o motorista no trânsito e isso repercute no comportamento no dia a dia. A lei de trânsito, assim como as demais, deve ser respeitada”, explicou.
Tecnologia – Além das lombadas eletrônicas serem mais fáceis de visualizar por causa dos totens e semipórticos, os equipamentos vão contar com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), em português, “reconhecimento ótico de caracteres”, que permite a identificação de placas de veículos. O monitoramento permite, por exemplo, a localização de carros roubados que passarem por esses locais, ou que estejam envolvidos na prática de um delito.
Desde o final do ano passado, esse trabalho já é feito por uma equipe da Setran.
“A instalação das lombadas vai ajudar a organizar o trânsito, como em todas as grandes cidades, e com essa tecnologia do OCR vamos reforçar a segurança dos moradores ao inibir a prática de crimes com o monitoramento permanente das vias”, enfatizou Adalberto.
Locais – Um estudo prévio, indica a implantação em 12 pontos e 36 faixas de sensores, com velocidade máxima de 40 km por hora. Entre as vias previstas estão a Avenida Moacir Júlio Silvestri, Comendador Norberto, Manoel Ribas, Saldanha Marinho, Pedro Carli, XV de Novembro, Castelo Branco e Antônio Losso.
“São trechos onde foram registrados acidentes, muitos transitam com excesso de velocidade ou há problemas de congestionamento, principalmente nos horários de pico. Ainda podemos fazer alguns ajustes nesse planejamento e, devido a isso, podem ocorrer mudanças”, complementou.
Ainda não há data definida para o início da instalação das lombadas.