Os servidores da Unicentro – professores, agentes universitários e técnicos – começaram a ser vacinados contra a Covid-19, na última terça-feira (15), nos municípios de Guarapuava e Irati. A imunização é resultado da inserção do grupo no Plano de Vacinação do Estado.
Em Guarapuava, no primeiro dia de campanha foram vacinados trabalhadores com idade superior à 30 anos e, no segundo, com mais de 25. Em Irarti, a vacinação da Educação Superior também teve início na última terça-feira, para os servidores com 40 anos ou mais.
“É gratificante, de muita alegria, ver colegas se imunizando, colegas felizes na fila se vacinando, seja em Guarapuava, em Irati, seja nos municípios em que estão nossos campi avançados. É uma satisfação enorme”, avaliou o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas.
A imunização dos trabalhadores do ensino superior é resultado de uma série de reuniões que envolveram os gestores das sete universidades estaduais paranaenses; o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, professor Aldo Nelson Bona, e o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto.
“Nós conseguimos que fossem viabilizadas doses para o Ensino Superior do estado do Paraná. Não foram conversas fáceis, mas nós conseguimos mostrar que a Educação Superior também é uma prioridade na busca pelas vacinas. durante essas conversas, nós mostramos a secretaria do Estado da Saúde da importância da vacinação para todos os servidores da nossa universidade, sejam eles agentes, docentes, assessores, estagiários, porque a universidade está em muitas frentes no combate à covid e, para que isso se intensifique, a gente precisa que a nossa comunidade esteja vacinada”, relatou o professor Fábio Hernandes, reitor da Unicentro.
Assim que as vacinas chegaram aos municípios de Guarapuava e Irati, segundo Fábio, elas foram imediatamente disponibilizadas e teve início a vacinação de professores, agentes e assessores da Unicentro.
“Entramos em contato com os responsáveis tanto em Guarapuava, quanto em Irati e eles disseram que iam seguir os protocolos, as normativas da Sesa e, a medida que as doses chegassem, eles nos convocariam. E foi dito e feito. Então, a medida que as doses chegaram, eles convocaram o ensino superior.
Então, fica aqui o nosso agradecimento às prefeituras de Guarapuava e Irati por nos ajudar, não medir esforços para que a vacinação chegasse ao Ensino Superior. Temos ainda faixas etárias que ainda não foram vacinadas, mas que a gente espera que isso ocorra o quanto antes, bem como com os nossos estudantes”, disse.
Para o município de Guarapuava foram disponibilizadas 870 doses, que atenderam o ensino superior como um todos – Unicentro, UTFPR, Uniguairacá, Faculdade Guarapuava e Campo Real. Já para Irati foram enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde 110 doses destinadas a esse público. Agora, a expectativa da administração central da Unicentro é poder completar a vacinação de todos seu quadro de servidores e que a imunização atinja a população como um todos.
“Gostaríamos que todas as pessoas de Guarapuava, do Brasil, do mundo tivessem acesso a vacinação para que possamos, logo, logo, recuperar a normalidade, estar trabalhando, estar com nossos estudantes, com nossas atividades, que em momento algum tenhamos que sofrer mais pelas pessoas que gostamos, possam os hospitais serem esvaziados e que todos possam estar muito bem. Esperamos que todos tenham o direito de receber o quanto antes as vacinas para o combate à Covid-19”, finalizou Fábio.