Fortes vendavais atingiram Guarapuava na madrugada desta quinta-feira (12). A região do Distrito de Entre Rios foi a que mais sofreu com o problema, principalmente com destelhamento. Os primeiros atendimentos foram realizados na cidade às 4h da manhã.
Desde os primeiros momentos a prefeitura mobilizou equipes das Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), Trânsito e Transportes (SETRAN), e conta com os trabalhos da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG). As ações são realizadas na tentativa de amenizar os problemas dos moradores atingidos pelo vendaval e fornecer ajuda imediata.
Até o momento, foram mais de 50 pedidos de ajuda. Cerca de 30 chamados foram da região de Entre Rios. A maioria dos casos foi de destelhamento por causa dos fortes ventos.
Na cidade, foram registrados 18 pontos com quedas de árvores e postes. Trabalhadores da Energisa atendem a essas ocorrências desde a madrugada. Em alguns pontos chegou a faltar energia.
Além disso, as famílias recebem atendimento da Assistência Social que verifica as necessidades mais urgentes de cada caso. A distribuição de lonas e telhas para cobrir as casas tem sido a principal tarefa das equipes da Defesa Civil, principalmente no período da manhã. Não houve nenhuma notificação de pessoas feridas por causa do vendaval.