Tampet: Unicentro repassa ao SOS milhares de tampinhas plásticas

O Tampet, projeto de extensão que arrecada tampas plásticas para serem trocadas por fraldas geriátricas, realizou a entrega de milhares de unidades do material ao SOS de Guarapuava. A campanha é desenvolvida pelos Programas de Educação Tutorial da Unicentro.

Segundo a coordenadora do PET Agronomia, professora Cacilda Rios Faria, que participou da entrega, a coleta é realizada nos três campi da Unicentro, com pontos de arrecadação em Guarapuava, no campus Santa Cruz e no campus Cedeteg, e também no campus de Irati. Além disso, destaca a professora, ainda são formados grupos de coleta em espaços exteriores à universidade.

“Essa entrega, que foi feita agora, tem, mais ou menos, 90 dias de coleta. E fica aberta a qualquer pessoa da comunidade. Então, nós temos grupos realizados em prédios, em famílias, que o pessoal pega e entrega na Unicentro. Essa entrega, em particular, teve uma participação bem grande dos funcionários da 1ª Vara de Trabalho de Guarapuava. Eles fizeram uma coleta bem grande, o que fez com que aumentasse o volume que foi entregue agora”, contou Cacilda.

Para a professora, esse tipo de ação realizada com a união das comunidades acadêmica e em geral tem reflexos positivos em várias áreas. “Primeiro, porque estimula essa formação social dos nossos acadêmicos e, segundo, porque nós estamos revertendo para a comunidade aquilo que a comunidade faz para a gente também. Afinal de contas, a instituição e os nossos alunos estão inseridos na comunidade”.

Há ainda, como destaca a docente, a importância da campanha para promover a sustentabilidade. “A gente pensar que essas tampinhas iriam para o lixo e que, dessa forma, a gente entregando ao SOS, elas serão transformadas em fraldas geriátricas, para os idosos que lá residem, é algo bonito e de extrema importância”, avalia.

A campanha de arrecadação de tampinhas é contínua e pode ser destinada ao projeto qualquer tipo de tampa plástica – como as de bebidas, produtos de higiene e de limpeza. Quem quiser colaborar, pode levar as tampinhas até as direções dos campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati ou, ainda, entrar em contato com os grupos PET por meio das redes sociais. “O tempo todo nós vamos coletar, ela não tem prazo para terminar. Qualquer um que queira participar, é só entrar em contato conosco”.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).