SPPM realiza campanha ‘O valente não é violento’ em barbearias

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), em parceria com a OAB Guarapuava e a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, realizou na tarde desta sexta-feira (21), uma ação referente a campanha “O Valente Não é Violento”.

A Campanha “O Valente Não é Violento” é uma iniciativa da ação UNA-SE Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres da ONU (Nações Unidas do Brasil), coordenada pela ONU Mulheres, que surgiu em 2016 e tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres.

Na ação desta tarde, as equipes da SPPM e da OAB Guarapuava colaram cartazes nas barbearias da cidade a fim de conscientizar o público alvo da campanha, os homens.

“O verdadeiro enfrentamento à violência contra as mulheres também passa pelo diálogo com os homens. Então essa é a segunda vez que a gente faz a campanha ‘O Valente Não é Violento’ e dessa vez nós focamos em visitar as barbearias da nossa cidade, junto com a OAB, para que a gente também engaje os homens no enfrentamento à violência contra as mulheres”, destacou a secretária da Pasta, Priscila Schran.

A presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha, enfatizou que a ação prioriza este público alvo porque eles também precisam estar cientes de como agir em relação a este crime.

“A OAB e a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres são contra toda e qualquer forma de violência. Estamos trabalhando com este público alvo, divulgando em ambientes masculinos a ação, reforçando o combate à violência contra a mulher e conscientizando eles que também precisam lutar pelo fim dessa violência”, expressou a presidente.

Os cartazes foram colados em locais de forma que as informações ficassem visíveis a todos. Em todas as barbearias a ação teve uma receptividade positiva.

“Nós somos contra a violência com a mulher. Essa causa é muito importante. Apoio deixando o meu estabelecimento entrar nessa campanha também, ajudando a alertar outros homens”, comentou Douglas Ribeiro, dono da Barber Shop Barão.

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Tênis falsificados apreendidos são testados por grupo de pesquisa da Unicentro

Objetivo é testar calçados para obter informações sobre a qualidade dos materiais utilizados e os riscos à saúde dos consumidores

Acadêmicos do grupo de pesquisa Biomed Forense realizaram testes no Laboratório de Biomecânica, do Departamento de Educação Física de Guarapuava, em produtos falsificados apreendidos. A proposta integra o Napi – Segurança Pública e Ciências Forenses e também um estudo do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Unicentro.

O grupo propõe testar calçados de diversas marcas por meio de análises químicas, fisiomecânicas e estruturais, para obter informações sobre a qualidade dos materiais utilizados e os riscos à saúde dos consumidores. Os dados coletados são o início de um grande estudo que será realizado dentro do projeto piloto da mestranda Camila Bueno.

“As coletas de dados realizadas no sábado dão início a um projeto abrangente, que visa fortalecer a segurança pública em nossa comunidade. Foram realizados testes para comparar o desempenho fisiológico e as alterações mecânicas ao usar tênis falsificados e originais”, afirmou.

Através de novas metodologias e estudos científicos, o Biomed Forense e a Unicentro buscam conscientizar sobre os malefícios que produtos falsificados causam à saúde da população, como relatou o professor Ricardo Malfatti, do Departamento de Educação Física. “Descobrimos preliminarmente, que vale mais a pena fazer exercícios descalço, do que usando um calçado falsificado”.

Vinculado à estratégia governamental Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) – Segurança Pública e Ciências Forenses, o projeto auxilia o Grupo de Proteção à Marca – BPG, organização fundada por marcas reconhecidas, a combater o mercado ilegal no Brasil.