Sistema FAEP/SENAR-PR lamenta adiamento do Plano Safra 2024/25

O Sistema FAEP/SENAR-PR considera um desserviço o adiamento, por parte do governo federal, do lançamento do Plano Safra 2024/25, antes previsto para ocorrer nesta quarta-feira (26). Essa mudança tem impacto direto no planejamento de milhares de agricultores e pecuaristas do Paraná e dos demais Estados, já que a safra começa oficialmente no dia 1º de julho. Desta forma, produtoras e produtores rurais vão começar a temporada em meio às incertezas.

A ausência da definição de recursos e regras do Plano Safra 2024/25 gera problemas adicionais aos produtores rurais do Paraná, que já convivem com dificuldades na tomada de crédito junto às instituições financeiras em função da falta de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e também por conta da falta de recursos destinados ao Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), para subsidiar as apólices.

Vale lembrar que o produtor rural do Paraná é quem mais contrata seguro rural no país, resultado do trabalho constante do Sistema FAEP/SENAR-PR para difundir a cultura do seguro. Ainda, o Estado é o terceiro colocado no ranking nacional na tomada de crédito para financiamento da safra (investimento, custeio e comercialização).

Diante desta situação, o Sistema FAEP/SENAR-PR pede que o Plano Safra 2024/25 seja lançado o quanto antes, para que os produtores rurais paranaenses e brasileiros possam trabalhar com tranquilidade.

Deixe um comentário

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Álcool

Guarapuava realiza ação de conscientização. Mobilização ocorrerá nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde promove uma ação de conscientização em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Álcool, data instituída pelo Ministério da Saúde. O objetivo é sensibilizar a população sobre os danos causados pelo consumo de álcool e drogas, além de promover reflexões sobre a dependência química e apresentar medidas de prevenção.

A programação será dividida em dois momentos, com ações em pontos estratégicos da cidade. Pela manhã, das 9h às 11h, a equipe estará em frente à Unicentro – Santa Cruz, realizando uma Blitz Educativa com abordagens e a distribuição de panfletos informativos. Já à tarde, das 13h30 às 16h, a ação será realizada na Praça 9 de dezembro, esquina com a Caixa Econômica, com o mesmo formato de Blitz Educativa e distribuição de material informativo.

Participam da mobilização as equipes do CAPS AD, CAPS II, COMUD, CMS, entre outras instituições parceiras. A ação tem como foco divulgar os serviços oferecidos à população, realizar abordagens diretas e apresentar o programa de controle do tabagismo, além de fortalecer a conscientização sobre os impactos do consumo de substâncias.

Para a organização das equipes, o CAPS AD terá atuação prioritária no ponto da manhã, enquanto o CAPS II estará à frente da ação à tarde. No entanto, as equipes serão mescladas, com a presença de pelo menos um profissional de cada unidade em ambos os locais, integrando as ações e garantindo maior alcance.

O principal objetivo da ação é esclarecer à população sobre os danos causados pelo consumo de álcool e drogas, alertar sobre os impactos das substâncias ilícitas e do álcool, promover reflexões sobre a dependência química e planejar medidas de prevenção.

A dependência química é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença que é um problema de saúde pública de proporções globais. Substâncias como álcool, cigarro, crack e cocaína afetam profundamente a saúde física e mental dos indivíduos, o que torna fundamental a realização de ações de conscientização, prevenção e tratamento.

A mobilização é aberta à participação de todos, e a população é convidada a se engajar nessa importante causa para fortalecer a luta contra a dependência química em Guarapuava.